PESQUISAR
A segurança dos assentos de carro não é brincadeira de criança, pois é crucial para proteger o seu filho durante a viagem. Saber como instalá-los com segurança, às vezes, pode ser difícil.
Entenda os 5 erros mais comuns que os pais fazem ao instalar e usar os assentos de carro:
1: Conseguir um assento de carro usado sem pesquisar sua história
Certifique-se de:
• Ver as instruções, a etiqueta que mostra a data de fabricação e o modelo;
• Ver se não foi reformado;
• Ver se não tem mais de 6 anos de idade;
• Ver se não tem nenhum dano visível ou falta de peças;
• Ver se nunca sofreu um acidente moderado ou grave;
2: Colocar o assento de carro no lugar errado
O lugar mais seguro para a cadeirinha é o banco de trás, longe de airbags, e na posição correta de acordo com a idade e instruções do modelo.
3: Fazer o banco do carro de berço de substituição
Um assento de carro é projetado para proteger o seu filho durante a viagem. Sendo assim, ele não é para ser usado como um berço de substituição. Um estudo de 2009 mostrou que dormir por muito tempo sentado em um assento de carro pode trazer prejuízos à saúde.
Além disso, a criança pode facilmente ser ferida pela queda de um assento de carro utilizada indevidamente ou que está localizada em uma superfície elevada, tal como uma mesa ou bancada.
4: Instalação incorreta
Ela pode ser um desafio, a princípio. Antes de instalar o assento, leia as instruções do fabricante e a seção sobre assentos de carro no manual. Verifique se o acessório está bem preso, se ele não permite mais de 2 cm de movimento de um lado para o outro ou de frente para trás.
Leia também: Cadeirinhas para automóvel: eis a questão!
5: A criança encostada no ângulo incorreto
Na posição de trás para frente, recline o assento do carro de acordo com as instruções do fabricante, de modo que a cabeça de seu filho esteja firme. Muitos assentos incluem indicadores de ângulo ou reguladores.
Fonte: Clínica Mayo: Family Health Book
Atualizado em 22 de abril de 2024