PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cadeirinha para automóvel: eis a questão!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cadeirinha para automóvel: eis a questão!

Cadeirinha para automóvel: eis a questão!

18/01/2012
  429   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A colocação errada do cinto de segurança é um exemplo de como as cadeirinhas podem ser mal instaladas nos carros

Um dia, quando fui tentar instalar um assento de carro para um dos meus filhos, tive a vontade de ter um diploma de engenharia em vez de medicina. As instruções nem sempre fazem sentido. As fotos não pareciam estar relacionadas com o assento ou com o meu carro. Havia sempre algo que não conseguia saber como ajustar ou como usar. Quando finalmente descobri como colocar o cinto de segurança, ele sempre parecia estar solto ou curto. E tudo isso parece acontecer quando estou atrasado.

Por isso não fiquei surpreendido quando a SAFE KIDS – EUA divulgou um estudo que mostra milhares de pais nesta luta, quando se trata de instalação de assentos de carro. A pesquisa foi baseada em 79.000 formulários de verificação das inspeções das cadeiras de segurança infantil. E você poderia argumentar que as pessoas que foram fazer as verificações são mais propensas a cometer erros, afinal, elas foram para pedir ajuda. Mas, muitas delas, são pais altamente motivados, avós e outros responsáveis que tinham feito a instalação com cuidado, mas queriam ter certeza de que fizeram direito.

O estudo revelou as seguintes conclusões:

1 . Menos de um terço das cadeirinhas de carro, colocadas viradas para frente, foram instaladas com uma fixação correta. Daqueles que fizeram este tipo de instalação, apenas 59% usaram a maneira certa;
2 . Usar o cinto de segurança corretamente para garantir o assento era difícil para as pessoas também. Cerca de um terço das cadeirinhas infantis tinham o item instalado corretamente;
3. Os acidentes de carro são a principal causa de morte de crianças com idades entre 3 e 14 anos nos EUA. Os assentos de automóveis podem salvar vidas, mas eles não funcionam bem se você não instalá-los direito.

Abaixo seguem algumas dicas para a instalação da cadeirinha no carro:

1. Planeje-se com antecedência. Não espere até o momento em que você tem que colocar a criança no assento do carro para tentar instalá-lo;
2. Confira no site do fabricante do carro ou do assento, caso tenha dúvida ou ligue para o SAC;
3. Veja as normas brasileiras no site do INMETRO;
4. Ao comprar um assento de carro novo, pergunte ao vendedor como fazer a instalação ou se a loja pode instalá-lo e veja como fazer;
5. Verifique se o tamanho da cadeirinha é o correto para seu carro.

Os assentos de carro têm data de validade e são geralmente bons por cerca de seis anos. Eles não devem ser utilizados se já tiverem se envolvido em um acidente. Por mais tentador que possa ser usar uma cadeirinha de segunda mão ou comprar uma mais barata a partir de uma revenda, não faça isso se você não sabe exatamente quantos anos ela tem ou tenha certeza de que não esteve em quaisquer batidas de trânsito; verifique também se ela tem manual.

Se seu filho tem alguma deficiência, converse com seu médico sobre como isso pode afetar suas necessidades no assento de carro.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: SAFE KIDS

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade