PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Andando com crianças no carro: cadeirinha, cinto de segurança e airbag – informações para famílias
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Andando com crianças no carro: cadeirinha, cinto de segurança e airbag – informações para famílias

Andando com crianças no carro: cadeirinha, cinto de segurança e airbag – informações para famílias

21/11/2023
  837   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Uma das tarefas mais importantes que você tem como pai ou mãe é manter seus filhos seguros enquanto eles estiverem andando em um veículo. Todos os anos, milhares de crianças morrem ou ficam feridas em acidentes. O uso adequado de assentos de segurança para automóveis ajuda a manter as crianças mais seguras. Como existem tantos equipamentos diferentes no mercado, muitos pais acham isso opressor. Mas a ajuda está disponível. Continue lendo para obter dicas sobre como escolher a cadeirinha que melhor se adapta ao seu filho(a).

As cadeiras de segurança para automóveis não são todas iguais. O tipo de assento que seu filho(a) precisa depende de vários fatores, como idade, tamanho e necessidades de desenvolvimento. Portanto, é importante ler o manual do veículo e da cadeirinha ao instalar o novo equipamento. Aqui, estão informações da Academia Americana de Pediatria (AAP) sobre como escolher a cadeirinha de segurança mais adequada:

  • As cadeiras de segurança para automóveis podem ser instaladas com o cinto de segurança do veículo. Para instalar o assento, as âncoras inferiores podem ser usadas no lugar do cinto (muitos pais acreditam que elas são mais fáceis de usar em alguns carros).

Esse sistema possui fixações inferiores localizadas no banco traseiro, onde as almofadas do banco se encontram. As âncoras estão localizadas atrás do assento, no painel atrás do assento (em veículos sedans) ou na parte de trás do assento, no teto ou no chão (na maioria das minivans, SUVs, hatchbacks e picapes). Todos os assentos de segurança automotivos voltados para a frente possuem amarras ou conectores de amarração que se prendem a essas âncoras. Quase todos os veículos de passageiros e todos os assentos de segurança fabricados a partir de 1º de setembro de 2002 estão equipados para usar esse tipo de assento.

  • Três tipos de assentos voltados para trás: somente voltados para trás, conversíveis e multifuncionais.

A AAP recomenda que todos os bebês viajem voltados para trás, começando na primeira viagem do hospital para casa. Eles devem viajar em um assento voltado para trás o maior tempo possível até atingirem o peso ou a altura mais elevada permitidos pelo fabricante do assento de segurança do carro.

A maioria dos assentos conversíveis tem limites que permitem que crianças andem voltadas para trás por dois anos ou mais. Quando as crianças atingirem o maior peso ou comprimento permitido pelo fabricante do seu assento, elas deverão continuar viajando voltadas para trás em um assento conversível ou multifuncional. Depois que os bebês ultrapassam o tamanho do assento voltado apenas para trás, é necessário um assento conversível instalado voltado para trás – usado para bebês de 10 a 15 Kg, dependendo do modelo.

  • Pequeno e com alças para transporte.

Geralmente, ele vem com uma base que pode ser deixada no carro. O assento encaixa e sai da base para que você não precise instalá-lo toda vez que usá-lo. Os pais podem comprar mais de uma base para veículos adicionais. Deve ser usado apenas para viagens de crianças (não para dormir, alimentar ou qualquer outro uso fora do veículo).

Pode ser usado voltado para trás e, posteriormente, “convertido” – voltado para frente para crianças mais velhas quando elas ultrapassam o limite de peso ou o limite de comprimento. Isto significa que o assento pode ser usado por mais tempo pelo seu filho(a). No entanto, os assentos conversíveis são mais volumosos do que os assentos infantis e não vêm com alças de transporte ou bases separadas e são projetados para permanecerem no carro.

Pode ser usado voltado para trás, voltado para frente ou como reforço de posicionamento do cinto. Normalmente, são maiores em tamanho, por isso é importante verificar se cabem no veículo enquanto estão voltados para trás.

Ele não possui a comodidade de uma alça de transporte ou base separada, mas podem ter limites mais elevados de peso (até 20-25 Kg) e altura do que os assentos voltados apenas para trás, um recurso que torna os assentos multifuncionais ideais para bebês e crianças maiores.

Algumas perguntas comuns:

O que devo fazer se meu filho(a) se curvar ou ficar de lado na cadeirinha?

Você pode tentar colocar um cobertor bem enrolado em ambos os lados do seu filho(a). Não coloque acolchoamento embaixo ou atrás nem use qualquer tipo de assento de segurança para carro, a menos que ele venha com o assento ou tenha sido feito pelo fabricante para uso com aquele item específico.

Por que devo vestir meu filho(a) com camadas mais finas de roupas antes de prendê-lo na cadeirinha do carro?

Roupas volumosas, incluindo casacos de inverno e roupas de neve, podem comprimir em caso de colisão e deixar as alças muito soltas para segurar seu filho(a), aumentando o risco de ferimentos. O ideal é vestir seu bebê com camadas mais finas e enrolar um casaco ou cobertor em volta, por cima das tiras com fivela (se necessário).

Os prematuros precisam de uma cadeirinha especial?

Uma cadeira de segurança para carro deve ser aprovada para o peso de um bebê. Bebês muito pequenos que conseguem sentar-se com segurança em uma posição semi-reclinada geralmente se adaptam melhor aos assentos voltados apenas para trás. Os bebês nascidos prematuros devem ser examinados enquanto ainda estão no hospital para garantir que podem sentar-se com segurança em uma posição semi-reclinada.

Restrições de assento de carro voltados para a frente

A grande variedade de sistemas de retenção de assentos de automóveis voltados para a frente no mercado pode ser estonteante. Qualquer criança que tenha ultrapassado o limite de peso ou altura para assentos voltados para trás deve usar um assento voltado para a frente.

Crianças mais velhas – cintos de segurança

Os cintos de segurança são feitos para adultos. As crianças devem permanecer em um assento elevatório até que os cintos de segurança dos adultos se ajustem corretamente – normalmente quando as crianças atingem cerca de 1,20 metro de altura e têm entre 8 e 12 anos de idade. A maioria das crianças não cabe sozinha no cinto de segurança. Quando as crianças atingem idade e tamanho suficientes para usar apenas o cinto de segurança do veículo, devem sempre usar cintos de segurança subabdominais e de ombro para melhor proteção. Todas as crianças menores de 13 anos devem viajar no banco traseiro e usar um cinto de segurança

Um cinto de segurança para adultos ajusta-se corretamente quando:

  1. O cinto escapular fica no meio do peito e dos ombros, não no pescoço ou na garganta.
  2. O cinto abdominal é baixo e justo na parte superior das coxas, não na barriga.

Seu filho(a) é alto(a) o suficiente para utilizar o cinto se ele(a) sentar-se contra o encosto do banco do veículo, com os joelhos dobrados sobre a borda do assento, sem se curvar e permanecer confortavelmente nesta posição durante toda a viagem.

Assentos de carro e airbags

Os airbags frontais estão instalados em todos os carros novos. Quando usados ​​com cintos de segurança, eles funcionam bem para proteger adolescentes e adultos. Porém, os airbags podem ser muito perigosos para as crianças, especialmente para aquelas que viajam em bancos voltados para trás e para crianças em idade pré-escolar e escolar que não estão devidamente protegidas. Mesmo em uma colisão em velocidade relativamente baixa, o airbag pode inflar, atingir o assento de segurança do carro e causar lesões cerebrais graves e até morte.

Airbags laterais estão disponíveis na maioria dos carros novos. Os airbags laterais melhoram a segurança dos adultos em colisões laterais. Leia o manual do seu veículo para obter mais informações sobre os airbags e leia as instruções da cadeira de segurança para obter orientações sobre como instalar o equipamento próximo a um airbag lateral.

Fonte:

Adaptado do Guia de assentos de segurança para automóveis (Copyright © 2021 American Academy of Pediatrics)

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/voce-sabia-que-os-acidentes-sao-uma-das-principais-causas-de-mortes-na-infancia/

https://institutopensi.org.br/ruas-para-vida-para-as-pessoas-e-para-o-planeta/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/prevenindo-mortes-de-criancas-em-carros/

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.