PESQUISAR
Uma das tarefas mais importantes que você tem como pai ou mãe é manter seus filhos seguros enquanto eles estiverem andando em um veículo. Todos os anos, milhares de crianças morrem ou ficam feridas em acidentes. O uso adequado de assentos de segurança para automóveis ajuda a manter as crianças mais seguras. Como existem tantos equipamentos diferentes no mercado, muitos pais acham esse tema complicado. Continue lendo para obter dicas sobre como escolher a cadeirinha que melhor se adapta ao seu filho(a).
As cadeiras de segurança para automóveis não são todas iguais. O tipo de assento que seu filho(a) precisa depende de vários fatores, como idade, tamanho e necessidades de desenvolvimento. Portanto, é importante ler o manual do veículo e da cadeirinha ao instalar o novo equipamento. Aqui, estão informações da Academia Americana de Pediatria (AAP) sobre como escolher a cadeirinha de segurança mais adequada:
Também podem ser usados os ganchos do sistema ISOFIX (disponíveis em alguns carros). Esse sistema possui fixações inferiores localizadas no banco traseiro.
A AAP recomenda que todos os bebês viajem voltados para trás, começando na primeira viagem do hospital para casa e até atingirem o peso ou a altura mais elevada permitidos pelo fabricante do assento de segurança do carro. No Brasil, a lei é utilizar o bebê conforto até um ano de idade.
Geralmente, ele vem com uma base que pode ser deixada no carro. O assento encaixa e sai da base para que você não precise instalá-lo toda vez que usá-lo. Os pais podem comprar mais de uma base para veículos adicionais. Deve ser usado apenas para viagens de crianças (não para dormir, alimentar ou qualquer outro uso fora do veículo).
Alguns modelos podem ser usados voltados para trás e, posteriormente, “convertidos” – voltados para frente para crianças mais velhas quando elas ultrapassam o limite de peso ou o limite de comprimento. Isto significa que o assento pode ser usado por mais tempo pelo seu filho(a). No entanto, os assentos conversíveis são mais volumosos do que os assentos infantis e não vêm com alças de transporte ou bases separadas e são projetados para permanecerem no carro.
Algumas perguntas comuns:
O que devo fazer se meu filho(a) se curvar ou ficar de lado na cadeirinha?
Você pode tentar colocar um cobertor bem enrolado em ambos os lados do seu filho(a). Não coloque acolchoamento embaixo ou atrás nem use qualquer tipo de acessório, a menos que ele venha com o assento ou tenha sido feito pelo fabricante para uso com aquele item específico.
Por que devo vestir meu filho(a) com camadas mais finas de roupas antes de prendê-lo na cadeirinha do carro?
Roupas volumosas, incluindo casacos de inverno, podem comprimir em caso de colisão e deixar as alças muito soltas para segurar seu filho(a), aumentando o risco de ferimentos. O ideal é vestir seu bebê com camadas mais finas e enrolar um casaco ou cobertor em volta, por cima das tiras com fivela (se necessário).
Os prematuros precisam de uma cadeirinha especial?
Uma cadeira de segurança para carro deve ser aprovada para o peso de um bebê. Bebês muito pequenos que conseguem sentar-se com segurança em uma posição semi-reclinada geralmente se adaptam melhor aos assentos voltados apenas para trás. Os bebês nascidos prematuros devem ser examinados enquanto ainda estão no hospital para garantir que podem sentar-se com segurança em uma posição semi-reclinada.
Restrições de assento de carro voltados para a frente
A grande variedade de sistemas de retenção de assentos de automóveis voltados para a frente no mercado pode ser estonteante. Qualquer criança que tenha ultrapassado o limite de peso ou altura para assentos voltados para trás deve usar um assento voltado para a frente. A lei no Brasil determina de crianças de 1 a 4 anos utilizem a cadeirinha voltada para frente.
Crianças mais velhas – cintos de segurança
As crianças devem permanecer em um assento elevatório até os 7 anos e meio. Quando as crianças atingem idade e tamanho suficientes para usar apenas o cinto de segurança do veículo, devem sempre usar cintos de segurança subabdominais e de ombro para melhor proteção. Todas as crianças menores de 1o anos devem viajar no banco traseiro e usar um cinto de segurança.
Um cinto de segurança ajusta-se corretamente quando:
Seu filho(a) é alto(a) o suficiente para utilizar o cinto se ele(a) sentar-se contra o encosto do banco do veículo, com os joelhos dobrados sobre a borda do assento, sem se curvar e permanecer confortavelmente nesta posição durante toda a viagem.
Assentos de carro e airbags
Quando usados com cintos de segurança, os airbags frontais funcionam bem para proteger adolescentes e adultos. Porém, podem ser muito perigosos para as crianças, especialmente para aquelas que viajam em assentos voltados para trás e para crianças em idade pré-escolar e escolar que não estão devidamente protegidas. Mesmo em uma colisão em velocidade relativamente baixa, o airbag pode inflar, atingir o assento de segurança do carro e causar lesões cerebrais graves e até morte.
Os airbags laterais melhoram a segurança dos adultos em colisões laterais. Leia o manual do seu veículo para obter mais informações sobre os airbags e leia as instruções da cadeira de segurança para obter orientações sobre como instalar o equipamento próximo a um airbag lateral.
Fonte:
Adaptado do Guia de assentos de segurança para automóveis (Copyright © 2021 American Academy of Pediatrics)
Saiba mais:
Atualizado em 5 de maio de 2025