PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Histórias de Superação: o caso Isaac
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Histórias de Superação: o caso Isaac

Histórias de Superação: o caso Isaac

17/02/2014
  2889   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Um recém-nascido que enfrentou uma batalha muito cedo, mas com muito sucesso

Superação-Isaac-3

Tive uma gravidez muito desejada, feliz e sem nenhuma intercorrência.

A espera pelo nosso bebezinho, nosso primeiro filho, foi com certeza um dos momentos mais felizes e marcantes de nossas vidas.

Quando o grande dia finalmente chegou, era como um sonho se tornando realidade, muita, muita alegria.

Foi então que, no dia 15 de julho de 2013, devido a um tranquilo parto cesáreo, com 39 semanas de gestação, que nosso Isaac veio ao mundo.

3

Segurá-lo em meus braços pela primeira vez foi a maior alegria da minha vida. Nenhuma palavra seria capaz de explicar o que senti naquele momento, olhar aquele pequeno e indefeso ser tão puro e tão perfeito. Foi realmente um momento mágico, uma benção de Deus.

No entanto, a nossa alegria logo se transformou em tristeza e preocupação.

No dia seguinte ao parto, ainda na maternidade, tivemos a visita do pediatra e de um neurocirurgião infantil.

No momento que soube que iriam falar conosco, meu coração já disparou e algo me disse que havia algum problema com o nosso bebê. É como dizem, coração de mãe não se engana. Infelizmente, eu estava correta.

Foi então que, com 1 dia de vida, recebemos a notícia de que o nosso Isaac havia nascido com uma condição anormal no crânio onde as suturas (moleiras) se fecham precocemente, a cranioestenose.

10Fomos informados de que ele provavelmente necessitaria de uma cirurgia na cabeça ainda bebezinho, preferencialmente antes do 6º mês de vida para evitar graves problemas futuros.

Mesmo com toda a delicadeza e profissionalismo dos médicos, nos alertando e ao mesmo tempo acalmando, nós ficamos destruídos com a notícia. Como poderia aquele ser tão perfeito precisar de uma cirurgia no crânio?! Foi muito difícil aceitar que ele passaria por uma grande operação.

Nunca havíamos escutado nada sobre cranioestenose e trigonocefalia. Era algo totalmente desconhecido por nós, foi uma mistura de sentimentos, dor, desespero, aflição e, principalmente, medo. Tivemos muito medo de perder o nosso filho.

Fomos orientados então a procurar tratamento com especialistas em neurocirurgia infantil quando o Isaac completasse 1 mês de vida.

Daquele dia em diante, meu coração não descansou nem sequer uma vez. Estávamos eu e meu esposo sempre pensando no assunto, buscando informações, especialistas, etc.

5

Iniciamos então a nossa saga (que não foi nada fácil) em busca de um bom médico e de um bom hospital para que pudéssemos iniciar o tratamento do nosso Isaac.

Passamos com muitos especialistas, alguns profissionais maravilhosos e, entre eles, tivemos a felicidade de encontrar o Dr. Fernando Gomes e o Hospital Infantil Sabará.

Encontramos no Dr. Fernando, além de um profissional muito bem capacitado e seguro, um ser humano que tratou o nosso momento de dor com respeito e carinho.

A necessidade da cirurgia foi então mais uma vez confirmada e como não havia outra alternativa, marcamos a data para realização do procedimento.

A espera parecia interminável, até que finalmente o dia 21/11/2013 chegou.

Internamos Isaac 1 dia antes da cirurgia para nos prepararmos adequadamente e logo no outro, bem cedinho, lá estávamos nós, entregando o nosso maior tesouro nas mãos de Deus, do Dr. Fernando e sua equipe.

Foi, sem dúvida, o momento mais difícil de nossas vidas, mesmo sabendo que estávamos tomando a decisão correta e que tudo que estava sendo feito era para o bem do nosso filho.

4

Foi muito difícil entregar o nosso bebê perfeito e saudável para ser submetido a esta grande cirurgia, com tantos riscos. Mas em Deus buscamos força e confiança, assim como na história de Abraão que entregou seu filho a Deus, sem hesitar, confiando na vontade Dele.

Nunca imaginamos que isso poderia acontecer conosco, vimos a história se repetir em nossas vidas, com o nosso filho Isaac.

A cirurgia foi um sucesso, o pós-operatório intenso, mas passou muito rápido. Foram 4 dias na UTI e 1 dia no quarto até a alta hospitalar.

O atendimento do Dr. Fernando e da equipe da UTI do Hospital Infantil Sabará foram excelentes, todos muito atenciosos e carinhosos com o nosso filho.

7Hoje, o nosso bebê está com 6 meses de vida, quase 2 meses de operado e está a cada dia melhor, lindo e saudável. Está se desenvolvendo normalmente e nos surpreende a cada dia com muitas novidades, é uma alegria indescritível. Quando olhamos para ele, quase não acreditamos em tudo o que passou, o quanto foi forte. É o nosso guerreiro, um vencedor!

Ficamos muito felizes em poder contar um pouco da nossa história, pois um dia nós estivemos do outro lado, aflitos, buscando informação, e foi através da internet, das redes sociais e de sites sérios, como o do Hospital Infantil Sabará, que conseguimos conhecer muitos casos de sucesso, conhecer profissionais, conhecer pessoas no Brasil e no exterior que passaram pelo mesmo problema.

Ler os relatos também nos ajudou bastante, pois fomos nos preparando para o que iríamos enfrentar.

Agradeço mais uma vez esta oportunidade, espero que traga força e esperança para alguém.

Deixo aqui um forte e carinhoso abraço meu e de toda a minha família para o Dr. Fernando Campos Gomes e toda sua equipe. Que continuem sendo sempre instrumentos de Deus na Terra. Seremos gratos eternamente. Muita saúde, paz e que Deus os abençoe!

Gisele de Oliveira Faria Sant´Anna

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • clara brum disse:

    Oi. Fico feliz pelo.seu filho ,meu filho. De 5messes foi operado dia 9/6/2015 e esta em recuperação. Esta bem gracas a Deus, td. Isso q vc falou de ansiedade. Medo e as outras coisas senti no dia mas hoje estou feliz em ver elese recuperando.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.