PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Chupar o dedo e roer as unhas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Chupar o dedo e roer as unhas

Chupar o dedo e roer as unhas

11/11/2016
  976   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Crianças que chupam dedo ou roem unhas são sempre motivo de preocupação para seus pais, mas nem sempre é preciso dar tanta atenção a esse fator conforme mostra uma interessante pesquisa realizada na Nova Zelândia.

 

As crianças entre as idades de 5 e 11 anos que sugavam seus polegares ou roíam suas unhas apresentam um risco menor de desenvolver alergias numa idade mais avançada, embora não tenha sido encontrada associação com asma ou febre do feno, de acordo com o estudo publicado em agosto 2016 na Pediatrics.

 

O estudo “Chupar o dedo, roer unhas e sensibilização atópica, asma e febre do feno“, sugere que a exposição a organismos microbianos na infância reduz o risco de desenvolver alergias.

 

O estudo feito na Nova Zelândia acompanhou 1.037 participantes nascidos entre 1972-1973. Os pais relataram os hábitos de chupar o dedo e/ou roer unhas quando seus filhos tinham idades entre 5, 7, 9 e 11 anos de idade. Eles foram verificados nas idades de 13 e 32 anos de idade para a sensibilização atópica, definido como um teste cutâneo positivo a pelo menos um alérgeno comum. Aos 13 anos, a prevalência de sensibilização foi menor entre as crianças que tinham sugado seus polegares ou roíam as unhas (38%) em comparação com aqueles que não o fizeram (49%).

 

As associações ainda estavam presentes na idade de 32 anos e persistiram mesmo com os ajustes para fatores de confusão, tais como sexo, história familiar de alergias, propriedade de estimação, aleitamento materno e tabagismo dos pais.

 

Embora o relatório não incentive que as crianças cultivem estes hábitos orais, as descobertas sugerem que há um aparente efeito protetor contra alergias que persistem até a idade adulta.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fontes:

Pediatrics – July 2016

Thumb-Sucking, Nail-Biting, and Atopic Sensitization, Asthma, and Hay Fever

Stephanie J. Lynch, Malcolm R. Sears, Robert J. Hancox

 

As informações contidas neste site não devem ser utilizadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade