PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Como estruturar a rotina do seu filho
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Como estruturar a rotina do seu filho

Como estruturar a rotina do seu filho

13/11/2015
  527   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

rotina

 

A rotina para a hora de dormir é uma coisa importante, pois ajuda as crianças a terem sono tranquilo. Ajudar seu filho a escovar os dentes, ler um livro favorito, e ir para a cama em um horário regular a cada noite é uma rotina necessária.

Ter uma rotina noturna previsível irá ajudá-los a entender e aprender a esperar o que vem a seguir. Além disso, as rotinas podem aliviar o estresse que algumas famílias podem ter à noite.

Toda criança precisa de ajuda com a escovação dos dentes, de preferencia um adulto que se certifique de uma limpeza adequada. Quando possível, ensinar as crianças a cuspirem o creme dental e não lavar com água primeiramente. O pouco de creme dental deixado para trás é bom para os dentes!

Assim que o bebê nasce, você pode começar as boas práticas de saúde bucal. Se possível, use um pano macio para limpar as gengivas do seu bebê após as mamadas. No momento de introduzir sólidos, escolha alimentos saudáveis para reduzir o risco de cárie dentária.

Para crianças menores de 3 anos de idade: assim que você vir um dente na boca do seu bebê você pode começar a escovar! Use uma escova apropriada e creme dental com flúor duas vezes por dia.

Para crianças de 3-6: utilizar uma quantidade do tamanho de uma ervilha de creme dental com flúor. Deixe-os praticar com a escova, mas você tem a sua vez também para certificar que limpou adequadamente.

Após a escovação dentária e antes de dormir, encontrar um lugar confortável para sentar e ler com seu filho. Passar algum tempo, mesmo que seja apenas 15 minutos a cada dia, para ler em voz alta ou em conjunto vai ajudar a melhorar o desenvolvimento da linguagem da criança e habilidades sócio-emocionais. Crie suas próprias histórias, use vozes diferentes, cante canções, e apenas desfrute deste momento especial de ligação com o seu filho.

Lembre-se: nunca é cedo demais para compartilhar livros com o seu filho.

O sono é muito importante para a saúde do seu filho e seu bem-estar. Na verdade, bons hábitos de sono começam a partir do nascimento. No entanto, colocar as crianças para dormir (e para ficar dormindo) é muitas vezes uma das tarefas mais difíceis da paternidade.

Independentemente da idade do seu filho, a chave é ter uma série previsível de passos (rotina) que o ajudem a relaxar.

Definir horários regulares do sono e cumpri-los. Não espere que seu filho começar a esfregar os olhos ou bocejar, pois, provavelmente, será tarde demais. Colocar o seu filho na cama cerca de 15 a 20 minutos mais cedo pode fazer uma grande diferença e garantir que todos tenham uma boa noite de descanso.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal.

Fonte: Brush, Livro, Bed, uma Fonte em programa da Academia Americana de Pediatria (AAP): Copyright © 2014).

As informações contidas neste site não deve ser usado como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Instituto Pensi

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade