PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Como a perda do pai pode afetar as crianças em um nível molecular
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Como a perda do pai pode afetar as crianças em um nível molecular

Como a perda do pai pode afetar as crianças em um nível molecular

20/09/2017
  778   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Realmente as pesquisas médicas com o desenvolvimento da genética e de equipamentos capazes de realizar algumas medições anteriormente muito difíceis, estão fazendo relações inimagináveis há alguns anos. Não sei se elas realmente trarão algum benefício, mas são bem curiosas como estas pesquisas publicadas na edição de agosto de 2017 de Pediatrics, e que   sugerem que o estresse de perder um pai pode ter efeitos mensuráveis ​​sobre o DNA da criança.

O estudo envolveu 2.420 crianças matriculadas no estudo Fragile Families e Child Wellb eing financiado pelo governo federal americano.

Aos 9 anos, as crianças separadas de seus pais através da morte, da prisão ou da separação dos pais tiveram uma média de 14% de telômeros mais curtos, as porções protetoras do DNA nas extremidades dos cromossomos que encurtam com a idade.

O comprimento do Telômero pode afetar a saúde ou a vida útil posterior, porque a divisão celular para quando eles se tornam suficientemente curtos. Os pesquisadores descobriram que a morte de um pai estava associada à maior redução no comprimento dos telômeros da criança (16%), seguida de encarceramento (10%) e separação / divórcio (6%). A associação entre o comprimento do telômero e a perda do pai apareceu em grande parte dependente da perda de renda após a separação ou o divórcio, disseram eles, mas não foi o caso quando a perda de um pai resultou da morte ou encarceramento.

Os pesquisadores concluem que as descobertas enfatizam o papel importante dos pais no cuidado e desenvolvimento das crianças, e adicionam evidências que demonstram os efeitos prejudiciais que a prisão de um pai tem sob as crianças.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics July 2017

Father Loss and Child Telomere Length

Colter Mitchell, Sara McLanahan, Lisa Schneper, Irv Garfinkel, Jeanne Brooks-Gunn, Daniel Notterman

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade