PESQUISAR
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou no final do mês de abril, o Calendário de Vacinação 2019, o documento traz as orientações mais atuais para a aplicação de vacinas em crianças e adolescentes saudáveis, do nascimento até 19 anos de idade. Nos pacientes com alguma deficiência de imunidade, alergias graves ou em situações epidemiológicas específicas, as recomendações podem sofrer alterações. Nestes casos, para maior segurança, é necessário que as famílias consultem o pediatra.
De acordo com nota da SBP, quando a vacinação é iniciada fora da idade idealmente recomendada, os esquemas podem ser adaptados de acordo com a idade de início, respeitando-se os intervalos mínimos entre as doses.
O programa da SBP é continuamente atualizado em função das evidências científicas e das recomendações que são revistas anualmente. A principal modificação desta edição foi a redução da quantidade de doses da vacina Meningocócica B recombinante, que a partir de agora passa a ser de três doses.
Confira o documento na íntegra