PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Creme dental
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Creme dental

Creme dental

23/02/2018
  8248   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Qual creme dental e a quantidade de pasta que deve ser utilizada em cada fase?

Você chega à prateleira da farmácia e se pergunta: E agora, qual é o melhor?

Essa missão é realmente impossível quando não se tem a informação e orientação correta.

Independentemente da marca, sabor ou cor da pasta de dente, podemos classificar basicamente os cremes dentais presentes no mercado em três grupos:

sem flúor, com uma dose pequena de flúor (até 550ppm) e com flúor (acima de 1000 ppm de flúor).

O flúor é um elemento químico de alta reatividade e compatibilidade com o decido dental (esmalte). Ao agregar-se ao esmalte ele é capaz de reduzir a desmineralização do mesmo, tornando o dente mais resistente a cáries. Em termos de saúde coletiva, o flúor é visto hoje como a forma mais efetiva de controle de cárie na população, adicionado também à água.

Quando ingerido em excesso de uma vez (por excesso entenda quantidade de flúor equivalente a 1 tubo de pasta de dente com flúor para uma criança de 20kg), o flúor pode ser tóxico, gerando efeitos como náusea, dor abdominal e vômito.

celso_nelly_Creme_dental_02_24_01_2018

Quando ingerido em poucas quantidades, o flúor não possui efeitos adversos sistêmicos. No entanto, quando essa ingestão é frequente, pode afetar a formação do esmalte dental, caracterizando um quadro de “fluorose”. A fluorose nada mais é do que uma mineralização incompleta, gerando manchas esbranquiçadas.

Por conta desses efeitos adversos, até pouco tempo atrás acreditava-se que a criança que não tivesse total controle para cuspir deveria usar creme dental sem flúor. Hoje se sabe que utilizando a quantidade adequada para cada faixa etária, com devida supervisão dos pais, o flúor traz muito mais benefícios do que prejuízos.

celso_nelly_Creme_dental_03_24_01_2018

Dessa forma, indicamos desde o nascimento do primeiro dente o uso do creme dental COM flúor (1000-1500 ppm). Os cremes dentais com dose pequena de flúor (até 550 ppm) não são indicadas pois as pesquisas mostram que nessa quantidade o flúor não tem eficácia na prevenção de cáries.

A partir do nascimento do primeiro dentinho do bebê, já introduzimos escova e pasta de dente. A quantidade para bebês até os três anos é o equivalente a um grão de arroz cru (bem pouquinho mesmo). Dos três aos sete anos, a quantidade é equivalente a um grão de arroz cozido, e a partir dos sete anos (até adultos) do tamanho de um grão de ervilha. Desta maneira você evita o desperdício e consegue uma eficácia maior na escovação.

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade