PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Crianças em áreas rurais
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Crianças em áreas rurais

Crianças em áreas rurais

24/08/2016
  964   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

As crianças rurais americanas são mais propensas a ter os resultados de saúde piores do que as crianças não-rurais e são cinco vezes mais propensos a viver em áreas que carecem de serviços médicos locais adequados, de acordo com um novo estudo, “Characteristics of Rural Children Admitted to Pediatric Hospitals,” publicado em abril pela revista Pediatrics.

 

No Brasil, com um sistema de saúde único (SUS) e o sistema suplementar com desigualdades enormes, não só de qualidade de serviço como de localização de hospitais, esta diferença deve ser enorme. Hospitais que trabalho atualmente com a Santa Casa de São Paulo e o Hospital Infantil Sabará, ambos referências no Brasil, recebem pacientes de muitos lugares além da Região Metropolitana de São Paulo.

 

Os pesquisadores descobriram que as crianças de áreas rurais que estão internados em hospitais pediátricos internam mais frequentemente e tem um custo de tratamento mais elevado do que as crianças não-rurais, e são mais propensos a serem readmitidos no hospital. Isto ocorrer devido aos desafios enfrentados pelos hospitais e prestadores de cuidados de saúde locais para coordenar serviços médicos após a alta da criança, de acordo com o estudo. Pesquisa mostrou que a maioria das crianças rurais hospitalizadas residia em bairros de extrema pobreza.

 

É necessária mais investigação para determinar a melhor forma de satisfazer as necessidades de cuidados de saúde de crianças da zona rural, que apresentam altos índices de complexidade médica e muitas vezes viajam longas distâncias para cuidados médicos. Para o Brasil o trabalho deve ser árduo e feito com muito planejamento, com o risco de nosso sistema de saúde entrar em colapso.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics april 2016

Characteristics of Rural Children Admitted to Pediatric Hospitals

Alon Peltz, Chang L. Wu, Marjorie Lee White, Karen M. Wilson, Scott A. Lorch, Cary Thurm, Matt Hall, Jay G. Berry

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade