PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cuidados básicos com a saúde bucal das crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cuidados básicos com a saúde bucal das crianças

Cuidados básicos com a saúde bucal das crianças

17/09/2015
  724   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

cuidados-basicos-com-a-saude-bucal-das-criancas

Geralmente quem fala de saúde bucal neste Blog é o Dr. Reynaldo Figueiredo, mas este estudo americano retrospectivo avaliou quase 30 mil alunos do jardim de infância e examinou se os serviços de saúde bucal preventiva fornecidos por pediatras nas consultas de puericultura tiveram qualquer impacto na saúde oral das crianças.

O estudo, “Efeitos da prevenção na saúde bucal baseado em médico de Cárie Dentária “, que aparece na edição de julho da revista Pediatrics, descobriu que serviços abrangentes de prevenção de saúde oral, incluindo aplicação de verniz fluoretado, feito no atendimento primário (consultórios) ajudou a reduzir o número de cariados, dentes perdidos ou obturados e dentes decíduos em crianças menores de três anos de idade.

Crianças matriculadas no jardim de infância que tiveram quatro ou mais consultas médicas, que inclui serviços de saúde bucal preventiva, tiveram menos cáries do que aqueles que não receberam esses serviços.

Os autores concluem que a oferta de serviços de saúde bucal preventiva por meio de médicos de cuidados primários, particularmente em comunidades com acesso limitado aos dentistas, pode conduzir a uma melhor saúde bucal global para as crianças.

No Brasil, a fluoretação da água já fez com que nas últimas décadas diminuíssem muitos os problemas de saúde bucais mais comuns como as cáries. A visita e orientação feitas pelos odontólogos faz com que a prevenção diminua estas doenças a níveis muito baixos e próximos a zero.

Atitudes simples como escovação correta, uso de fio dental e de aplicação de flúor e selantes podem contribuir muito para a melhoria da saúde oral em toda a população.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal.

Fonte: Peditarics – set. 2014 Article. 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.Hipertensão Pulmonar em Crianças Contas para aumentar a proporção de custos com saúde.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade