PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Distúrbios neurológicos: 5 sintomas para prestar atenção
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Distúrbios neurológicos: 5 sintomas para prestar atenção

Distúrbios neurológicos: 5 sintomas para prestar atenção

01/02/2019
  5501   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Talvez uma das coisas que mais causam medo nos pais e mães são doenças neurológicas. Mas o que é um distúrbio neurológico?


Distúrbios neurológicos em crianças ocorrem quando algo está anormal no cérebro, no sistema nervoso ou nas células musculares. Esses distúrbios podem variar de epilepsia (convulsão) a enxaquecas, tiques ou distúrbios do movimento e muito mais.

As crianças nascem com algum distúrbio, como espinha bífida, uma doença genética ou hidrocefalia (líquido no cérebro), ou adquirem o distúrbio mais tarde na vida, como o resultado de uma lesão traumática ou infecção grave.
Quais são os sinais de alerta de distúrbios neurológicos que os pais podem reconhecer e assim procurar um serviço médico.

É difícil saber quando procurar atendimento médico especializado para seu filho, mas recomendamos uma avaliação rápida pelo pediatra do seu filho, se o seu filho estiver apresentando um declínio nos marcos do desenvolvimento, que pode ser um primeiro sinal. Estes marcos são a idade de sorrir, sentar, engatinhar, andar, falar etc. Estes marcos acompanharam as crianças durante os primeiros anos e na adolescência, por esta razão as visitas aos pediatras são tão importantes.

Outros sinais de aviso adicionais de distúrbios neurológicos incluem:

  1. Tônus muscular anormal no nascimento (hipo ou hipertônico);
  2. Convulsões;
  3. Bebê flácido;
  4. Episódios subtis de olhar fixo / sem resposta;
  5. Lenta aquisição de linguagem e / ou habilidades motoras.

Salientamos a importância de um diagnóstico precoce e intervenção, pois algumas dessas condições são mais facilmente tratadas com um diagnóstico precoce. Se o comportamento de referência normal do seu filho estiver errado, peça uma consulta para que ele seja avaliado.

No Sabará Hospital Infantil, inauguramos este ano uma Unidade de Terapia Intensiva para crianças com neuropatias graves e cardiopatias. Nos nossos Centro de Excelência temos neuropediatras atendendo (https://goo.gl/X5Mhng).

Saiba mais no blog do Hospital Infantil Sabará:

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias.

Instituto PENSI

Instituto PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade