PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
E seu filho, já tomou vacina contra hepatite A?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
E seu filho, já tomou vacina contra hepatite A?

E seu filho, já tomou vacina contra hepatite A?

09/04/2012
  937   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Embora a imunização não seja obrigatória, as crianças e adolescentes podem contrair a doença

Enquanto a vacina contra hepatite B é dada há muitos anos nos postos de saúde de todo o Brasil, a vacina contra hepatite A é administrada nas clínicas particulares e não faz parte do calendário oficial.

A hepatite A é causada por um vírus, e em geral, é transmitida por oro-fecal, ou seja, o contágio se dá por meio de água e alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas. Em locais com pouco saneamento básico e com falta de hábitos de higiene, a doença é mais comum. As ostras e os mariscos são os maiores transmissores.

As crianças maiores e adolescentes são o grupo de risco para doença, que em geral, não é grave e se cura espontaneamente com cuidados básicos e tratamentos que aliviam os sintomas: dor, febre e náuseas. Raros são os casos que se complicam, mas existem quadros graves, como hepatite fulminante e hepatite crônica.

A vacina é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria para ser dada em duas doses até os 2 anos, a imunização pode ser administrada juntamente à de hepatite B.

Em recente artigo da Academia Americana de Pediatria, recomenda-se a todos os pediatras que insistam para que as crianças e adolescentes tomem as duas doses de vacinas. A cobertura da imunização apurada é de somente 42%, o que deixa a população mais vulnerável e convivendo com a doença.

Verifique a carteira de vacinas de seu filho e dê as 2 doses de vacina contra a hepatite A, se for preciso.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Study in the February 2012 issue of Pediatrics (published online Jan. 23), data from the Centers for Disease Control and Prevention from that yea

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade