PESQUISAR
A curiosidade dos pais sobre a visão dos bebês é enorme. Nesta postagem e em outras desta série tentaremos responder as curiosidades destes pais e mães, avós, tios etc.
Durante um exame de visão, o médico procura por doença nos olhos e verifica se os olhos estão funcionando corretamente. As crianças com histórico familiar de problemas de visão na infância têm maior probabilidade de ter problemas oculares.
A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Hospital Infantil Sabará recomendam que as crianças tenham seus olhos examinados por um pediatra nas seguintes idades:
Recém-nascido. Todos os bebês devem ter seus olhos verificados quanto a infecções, defeitos, catarata ou glaucoma antes de deixar o hospital. Isto é especialmente verdadeiro para bebês prematuros, bebês que receberam oxigênio por um período prolongado e bebês com múltiplos problemas médicos.
Por volta dos seis meses de idade. Como parte de cada visita a crianças saudáveis, a saúde dos olhos, o desenvolvimento da visão e o alinhamento dos olhos devem ser verificados.
Até os dois anos. Os dispositivos de triagem de fotos podem ser usados para iniciar a detecção de problemas potenciais nos olhos.
Aos três a quatro anos. Olhos e visão devem ser verificados para quaisquer anormalidades que possam causar problemas com o desenvolvimento posterior.
Aos cinco anos e mais velhos. A visão em cada olho deve ser verificada separadamente todos os anos. Se for encontrado algum problema durante os exames de visão de rotina, o médico do seu filho pode pedir ao seu filho que consulte um oftalmologista pediátrico. Um oftalmologista pediátrico é um oftalmologista treinado e experiente no cuidado dos problemas oculares das crianças.
Saiba mais sobre isso no blog do Hospital Infantil Sabará:
Fonte: