PESQUISAR
Em geral os adolescentes gostam de fazer atividades físicas, embora atualmente esta disposição pareça ter diminuído.
Em um estudo publicado, os pesquisadores descobriram que os meninos e meninas que têm maior força muscular têm menor risco de doença cardíaca e diabetes. Meninos e meninas mais fortes também têm melhores pontuações em outros indicadores de saúde cardiometabólico, incluindo menor índice de massa corporal, menor gordura corporal, circunferência da cintura, e maiores níveis de aptidão cardiorrespiratória.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de saúde de mais de 1.400 meninos e meninas com idades entre 10 e 12 anos, incluindo o seu:
1- Percentual de gordura corporal
2- A glicemia de jejum
3- Pressão arterial
4- Triglicérides plasmáticos
5- HDL colesterol
Eles usaram essas medidas para criar uma pontuação para síndrome metabólica (não há formalmente definições acordadas de síndrome metabólica em crianças e adolescentes) e os meninos e meninas com maior (ou seja, a força muscular) tiveram risco significativamente menor.
Os resultados contradizem a crença generalizada de que só IMC elevado, baixa aptidão cardiorrespiratória e comportamentos sedentários em excesso são as principais causas de problemas de risco cardiometabólico. Anteriormente, estudos de grande escala encontraram baixa força muscular em meninos adolescentes como um fator de risco para várias das principais causas de morte no início da vida adulta, como o suicídio e doenças cardiovasculares.
Os autores concluem que este estudo reforça apoio a estratégias – incluindo o treinamento de força ou exercícios de fortalecimento (musculação) – manter IMC saudáveis em crianças e adolescentes, além de exercícios de resistência para complementar as intervenções tradicionais de perda de peso entre crianças e adolescentes.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Strength Capacity and Cardiometabolic Risk Clustering in Adolescents
Mark D. Peterson, PhD, MSa, William A. Saltarelli, PhDb, Paul S. Visich, PhD, MPHc, and Paul M. Gordon, PhD, MPHd