PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Fumar Narguilé* faz mal?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Fumar Narguilé* faz mal?

Fumar Narguilé* faz mal?

08/07/2014
  1697   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

narguile_290812

Quando meus filhos, hoje já adultos, me fizeram esta pergunta do título desta postagem, fiquei sem saber o que responder e apesar de pesquisar não encontrei muita informação sobre o assunto. Na Pediatrics de agosto saiu um interessante artigo sobre este assunto e que divido com nossos leitores que podem ter as mesmas dúvidas que eu tive há 15 anos.

O estudo, ” Hookah Use Among US High School Seniors, encontrou a prevalência anual do uso de narguilé de 18 por cento, com base em uma pesquisa nacional de 5540 alunos do ensino médio.
Os alunos que fumavam cigarros, e aqueles que nunca tinham usado álcool, maconha ou outras substâncias ilícitas eram mais propensos a usar narguilé. Os pesquisadores também descobriram diferenças socioeconômicas; Alunos cujos pais tinham níveis mais elevados de educação, e aqueles com rendimentos mais elevados são mais propensos a usar narguilé. Inesperadamente, quando o nível socioeconômico é mais baixo e a escolaridade dos pais é menor – fatores de risco conhecidos para o uso do cigarro – foram associados com taxas mais baixas de uso do cachimbo de água como é conhecido o narguilé.
Uma crença comum entre adolescentes e adultos jovens é que o uso do cachimbo de água é menos prejudicial e viciante do que os cigarros, que podem conduzir à normalização social do uso do cachimbo de água como uma forma aceitável de se divertir com os amigos.

Os pesquisadores concluem que é fundamental para os pais e educadores preencher as lacunas na compreensão do público sobre os danos do fumo do cachimbo de água.

*Os cachimbos de água ou Narguilé, são uma forma mais socialmente orientada do consumo do tabaco. O tabaco é aquecido, filtrado pela água, e em seguida inalado através de uma mangueira. Em seguida, o tubo é passado para a próxima pessoa no grupo e que também inala.
O cachimbo de água pode causar diferentes tipos de câncer e doenças do coração e pulmões. Além disso, porque as pessoas diferentes utilizam do mesmo bocal, o risco de hepatite, herpes, tuberculose e outras doenças transmissíveis existe. Os bares e lounges do cachimbo de água estão ganhando popularidade como uma maneira para as pessoas socializarem e abraçarem o  multiculturalismo enquanto fumam. Estes lugares são especialmente populares entre as populações mais jovens nos EUA.
Autor: José Luiz Setúbal
Fonte: Article: “Hookah Use Among US High School Seniors”
Joseph J. Palamar, PhD, MPHa, Sherry Zhou, BAb, Scott Sherman, MD, MPHa, and Michael Weitzman, MDb – Pediatrics aug. 2014

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade