PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Greta Thunberg e o grito da juventude
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Greta Thunberg e o grito da juventude

Greta Thunberg e o grito da juventude

23/09/2019
  2529   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Há cerca de um ano uma menina sueca de 15 anos, com Asperger e longas tranças, chamou atenção do Mundo com seu protesto solitário contra a mudança climática. Naquela época iniciou uma greve, o agora famoso “Fridays for future”, quando faltava às aulas de sexta-feira para fazer protesto em frente ao parlamento sueco pedindo providências dos adultos e sobretudo dos políticos em relação ao aquecimento global e à posição da Suécia frente ao acordo de Paris. Com isso foi ganhando notoriedade e seguidores jovens no mundo todo, e sua causa se alastrou pelas redes sociais de uma maneira incrível. Vejam um trecho de um dos discursos dela:

 

“Meu nome é Greta Thunberg. Eu tenho 16 anos. Eu venho da Suécia. E falo em nome das futuras gerações.

Eu sei que muitos de vocês não querem nos ouvir – vocês dizem que somos apenas crianças. Mas estamos apenas repetindo a mensagem da ciência climática unida.

Muitos de vocês parecem preocupados com o fato de estarmos desperdiçando um valioso tempo de aula, mas garanto que voltaremos à escola assim que vocês começarem a ouvir a ciência e a nos dar um futuro. Será que isso é realmente pedir muito? …

…   Por volta do ano 2030, daqui a 10 anos, 252 dias e 10 horas, estaremos em uma posição onde desencadearemos uma reação em cadeia irreversível para além do controle humano, que provavelmente levará ao fim da nossa civilização como a conhecemos. Ou seja, a menos que, nesse tempo, mudanças permanentes e sem precedentes em todos os aspectos da sociedade ocorram, incluindo uma redução de emissões de CO2 em pelo menos 50%…

… Nós, crianças, estamos fazendo isso para acordar os adultos. Nós, crianças, estamos fazendo isso para que vocês ponham suas diferenças de lado e comecem a agir como se vocês estivessem em uma crise. Nós, crianças, estamos fazendo isso porque queremos as nossas esperanças e os nossos sonhos de volta. Eu espero que o meu microfone esteja ligado. Eu espero que todos vocês tenham me ouvido.”

 

Na semana passada Greta Thunberg e mais de 4 milhões de jovens do Mundo inteiro, fizeram protestos em 163 países, inclusive no Brasil, e pararam na sexta-feira, dia 20, para chamar atenção do adultos e sobretudo dos políticos sobre as mudanças climáticas e o que os países signatários do acordo de Paris precisam fazer para que estes jovens possam ter seus sonhos de volta, como diz Greta.

Greta, assim como Malala, são o grito de uma juventude que não se acomoda vendo os adultos destruindo o ambiente ou impedindo a educação de meninas, e que acabam sendo porta-vozes de milhares ou milhões de vozes no mundo todo contra aquilo o que consideram errado. Termino com o eloquente Grito de Greta:

Nós, crianças, estamos fazendo isso porque queremos as nossas esperanças e os nossos sonhos de volta.

Eu espero que o meu microfone esteja ligado. Eu espero que todos vocês tenham me ouvido.”

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.