PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Há relação entre as mídias e o sono infantil?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Há relação entre as mídias e o sono infantil?

Há relação entre as mídias e o sono infantil?

26/11/2012
  2286   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Crianças em contato com conteúdo saudável sofrem menos com a falta de sono

Estudos têm mostrado uma associação entre o uso da mídia e sua influência nos problemas de sono das crianças. Na minha experiência clínica como pediatra, esse impasse se encontra entre as queixas mais frequentes de pais e responsáveis.

Conforme o estudo O impacto de uma intervenção saudável no uso da mídia sobre o sono em crianças pré-escolares, os pesquisadores perguntaram se mudar o tipo de vídeos e programas de televisão, vistos por crianças entre 3 a 5 anos de idade, traria melhoras na hora de dormir.

No ensaio clínico randomizado que envolveu 565 famílias na área de Seattle (EUA), metade delas recebeu uma visita domiciliar, várias chamadas de follow-up por telefone e correspondências a partir de um gerente de caso, que tentou encontrar formas de substituir vídeos e programas violentos por conteúdos adequados para as crianças conforme sua idade. Os pais também foram incentivados a assistir TV e vídeos ao lado de seus filhos. O grupo recebeu orientações relacionadas com nutrição por correspondência, sem nenhum direcionamento em relação ao uso de mídia.

Os pesquisadores então avaliaram o sono das crianças, incluindo o tempo que levou para elas dormirem, pesadelos e sonambulismo, dificuldade de vigília e cansaço diurno.

Os autores do estudo descobriram que as crianças que receberam a intervenção e passaram a fazer uso saudável das mídias tiveram índices significativamente mais baixos de problemas de sono. Esse efeito persistiu por todo o ano de intervenção, mas desapareceu seis meses depois que o programa terminou.

De acordo com os autores do estudo, os resultados sugerem que a relação entre o uso da mídia e os problemas de sono da criança é um fato causal por natureza. Os médicos e os pais devem considerar as opções saudáveis ​​de mídia na prevenção ou tratamento de problemas do sono infantil. Como se vê, muitas vezes, medidas simples podem mudar muito a qualidade de vida (no caso de sono) dos pequenos.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: The Impact of a Healthy Media Use Intervention on Sleep in Preschool Children (September 2012, Pediatrics published online Aug. 6)

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.