PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Hoje tem aniversariante famoso!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Hoje tem aniversariante famoso!

Hoje tem aniversariante famoso!

10/01/2012
  547   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O personagem de desenho animado da Disney já teve sua fase de rude e representava autoridade

O famoso ratinho Mickey Mouse completa 80 anos de idade hoje e não há um fio de pelo cinza sobre sua cabeça ou no seu corpo. Claro que ele está um pouco mais redondo e continua vestindo a mesma roupa há décadas.

Se pararmos para pensar, Mickey é um personagem bem exótico, que usa sapatos, shorts e estranhas luvas brancas, mora em uma casa, dirige um carro e tem um cão de estimação chamado Pluto. Por si só, já é bastante estranho que um rato tenha um cachorro como animal de estimação, mesmo que seja pequeno, significa Mickey é enorme para um camundongo.

Ao longo dos anos Mickey Mouse tem sido um símbolo de coisas diferentes e em momentos diversos.

Na década de 1930, época da grande Depressão Mundial, Mickey representava algo muito americano e simbolizava a resistência e a capacidade de se elevar acima derrota. Ao lado de Charlie Chaplin, eles simbolizavam o otimismo e a esperança numa espécie de inocência pura.

No primeiro filme, Steamboat Willie, ele é rude com uma figura de autoridade e um pouco malandro. Como o passar dos anos a vida melhorou, e em 1940, Mickey não poderia mais ser o personagem impertinente revolucionário. Assim como a Disney se tornou mais respeitável, Mickey se tornou o polo de normalidade em torno do qual esta entourage bizarra (o nervoso pato Donald e o inapto Pateta) representava o american way of life (estilo de vida americano) da época.

Em 1950, Walt Disney começou a abrir o primeiro dos parques temáticos e Mickey assumiu outro papel, agora como anfitrião, genial mudo, e uma pessoa amigável com um terno, acolhendo as pessoas deste país das maravilhas e da fantasia.

Durante estes anos podemos nos lembrar de Mickey em vários papéis, mas o que eu mais gosto é o de aprendiz de feiticeiro no filme Fantasia.

Agora, em 2012, as crianças estão assistindo Club do Mickey na TV com um Mickey Mouse digital, jogando videogame, e aos 80 anos ele está rejuvenescido novamente.

É fascinante que um personagem que não fez muitos filmes nos últimos 20 anos ainda tenha fama mundial, e muitas crianças e adultos ainda adoram o ratinho com sua fala infantilizada. Até mesmo Andy Warhol disse que Mickey era uma de suas imagens favoritas (fez até um quadro) e também o grupo militante palestino Hamas usou uma imagem de Mickey num programa de TV para seus filhos, espalhando a mensagem da Jihad Islâmica.

Parabéns Mickey! e obrigado por nos fazer dar boas risadas nestes 80 anos!

Por Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade