PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Instituto PENSI lança livro sobre luto e cuidados paliativos em pediatria
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Instituto PENSI lança livro sobre luto e cuidados paliativos em pediatria

Instituto PENSI lança livro sobre luto e cuidados paliativos em pediatria

25/11/2019
  3062   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em parceria com a Editora Manole, obra é a terceira publicação do Instituto, um dos braços da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, a qual faz parte também o Sabará Hospital Infantil 

A experiência de enfrentar a morte de uma criança é uma situação delicada e complexa não só para as famílias, mas também para a equipe que acompanha o caso. De olho nisso, o Instituto PENSI – um dos braços da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, a qual faz parte também o Sabará Hospital Infantil – em parceria com a Editora Manole, lança o livro Luto em Pediatria – Reflexões da Equipe Multidisciplinar do Sabará Hospital Infantil. O lançamento será em 16 de dezembro, na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

A obra aborda diversas questões sobre o assunto, tais como: cuidados paliativos, casos práticos, experiências de famílias que passaram pelo luto, e o papel do Child Life Specialist, um profissional apto a incluir e apoiar familiares e crianças durante o período hospitalar.

O livro surgiu a partir de um simpósio realizado em parceria com o setor de Psicologia do Sabará Hospital Infantil e equipe multiprofissional sobre o significado de morte e do luto no contexto infantil. O conteúdo do encontro, que contou com troca de experiências entre profissionais e famílias, foi convertido em textos que deram origem ao Luto em Pediatria.

A organização do conteúdo que compõe a obra foi realizada por Gláucia Faria da Silva, coordenadora do setor de Psicologia Hospitalar e Andreia Mutarelli da equipe do Child Life do Sabará Hospital Infantil.

O Luto em Pediatria é apenas um dos desdobramentos da mudança cultural implementada no Hospital. Outro avanço importante foi a criação do Grupo de Cuidados Paliativos e do Child Life Specialist, profissional da equipe multidisciplinar de saúde, muito comum nos hospitais pediátricos estadunidenses, e que o Sabará está implementando pioneiramente no Brasil.

“Queremos compartilhar essa experiência e saberes fundamentados em pesquisas científicas com outros profissionais de saúde e assim, cumprir com a missão do Instituto PENSI que é o de levar conhecimento e educação em saúde na infância e adolescência para uma sociedade melhor”, destaca Dr. José Luiz Egydio Setúbal, presidente da Fundação que leva o seu nome.

Luto em Pediatria é a terceira publicação de iniciativa e incentivo do Instituto PENSI. Confira os outros títulos: Falando sobre Crianças e Adolescentes – Textos do Blog Saúde Infantil  e Manual de Urgências e Emergências em Pediatria do Hospital Infantil Sabará.

Para saber mais informações e comprar o livro, acesse o site da Editora Manole.

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.