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Lista para compras de supermercado
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Lista para compras de supermercado

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18/07/2013
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Siga nossas dicas para fazer uma lista de compras ideal para toda a família

Lista saudável de compras no supermercado

Na minha rotina de pediatra, perdi a conta das vezes que ouvi essa pergunta: “Doutor, meu filho só quer comer porcaria”. Sempre que me deparava com essa questão, rebatia os pais, surpreso: “Mas quem é que dá e compra essas porcarias?”.

O alimento que você compra e leva para casa é o que você e o resto da família consumirão. Por isso, coma bem e faça escolhas sábias do alimento, especialmente na hora de ir ao supermercado.

Aqui, pontuo algumas dicas para ajudá-los a escolher alimentos saudáveis ​​na hora das compras:

Planeje as refeições antes de ir às compras. Compre o necessário tendo como base aquilo que foi programado para levar para casa;

• Escreva a lista de compras com base no plano de refeição. Isso vai tornar a probabilidade de adquirir alimentos não saudáveis mais baixa;

Coma antes de fazer compras. Se estiver com fome, você estará mais propenso a se desviar da lista de alimentos saudáveis;

• Faça escolhas sábias dos quatro grupos alimentares;

• Compare os rótulos dos alimentos e compre produtos com menor quantidade de calorias, gordura, açúcar e sódio. Use o percentual do valor diário (%VD) impresso nos rótulos dos alimentos para compará-los e descobrir quais possuem poucos ou muitos nutrientes;

Olhe para a lista de ingredientes. Tente comprar produtos que você reconhece. Evite alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio;

Economize dinheiro, tenha uma alimentação saudável

Comer bem não tem que custar mais. Assim, tente essas ideias:

• Compre legumes e frutas frescas dentro da temporada deles;

• Escolha legumes e frutas em conserva (baixo teor de sódio) ou congelados. Eles são opções acessíveis e nutritivas;

• Use feijão, lentilhas e outras leguminosas no lugar de carne, diversas vezes por semana;

• Estoque alimentos enlatados com baixo teor de sódio quando eles estiverem à venda em promoções. Guarde-os em segurança e use-os antes da data de validade;

• Ignore as guloseimas, salgadinhos, batatas fritas e outros salgados. Isso inclui também refrigerantes e outras bebidas com alto teor calórico. Eles são pobres em nutrientes. Atenha-se aos quatro grupos de alimentos e compre o básico.

• Faça as próprias sopas e bolos;

• Procure ingredientes escondidos;

Essa atitude pode parecer difícil, mas tente. Você verá que é muito mais simples que imagina. Boa sorte e boas compras na próxima ida ao supermercado!

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Health Canada

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

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