PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Maneiras de incentivar seu filho a fazer atividade física
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Maneiras de incentivar seu filho a fazer atividade física

Maneiras de incentivar seu filho a fazer atividade física

12/05/2016
  2329   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Apenas 1 em cada 3 crianças são fisicamente ativas todos os dias. Menos de 50% do tempo gasto na prática de esportes, jogos e aulas de educação física envolve atividade física suficiente para classificar a criança como fisicamente ativa.

 

Crianças e adolescentes americanas passam mais de 7 horas por dia, em média, em frente de TVs, computadores, telefones e outros dispositivos eletrônicos para entretenimento. Cerca de uma em cada 3 crianças tem excesso de peso ou são obesas. O alarmante é que adolescentes com excesso de peso têm 70% de chance de se tornarem adultos com sobrepeso ou obesos.

 

Os pais podem desempenhar um papel fundamental para ajudar o seu filho a se tornar mais ativo fisicamente. Aqui estão 10 maneiras de começar:

  • Converse com o médico do seu filho. O pediatra pode ajudar seu filho a entender por que a atividade física é importante e também pode sugerir um esporte ou atividade que seja melhor para ele.
  • Encontre uma atividade divertida.  Ajude seu filho a encontrar um esporte que ele gosta. Quanto mais gostar da atividade, mais chance de que dê continuidade. Envolver a família é uma ótima maneira de passar o tempo juntos.
  • Faça uma atividade de forma apropriada.  Por exemplo, uma criança de 7 ou 8 anos de idade não está pronta para o levantamento de peso ou fazer uma corrida de 3 km, mas o futebol, andar de bicicleta e nadar são atividades apropriadas.
  • Planeje com antecedência.  Verifique se o seu filho tem tempo, roupas, equipamentos e lugares convenientes e seguros para o exercício.
  • Fornecer brinquedos que necessitem atividades.  As crianças, especialmente, precisam de fácil acesso às bolas, cordas de pular, e outros brinquedos ativos.
  • Seja um exemplo.  As crianças que veem regularmente seus pais desfrutando esportes e atividades físicas são mais propensos a fazê-lo.
  • Brincar com seu filho.  Ajude-o a aprender um novo esporte.
  • Desligue a TV.  Limitar o tempo na televisão e  no computador. A Academia Americana de Pediatria recomenda não mais do que 1 a 2 horas de tempo total da tela, incluindo TV, vídeos, computadores e jogos de vídeo, a cada dia. Use o tempo livre para mais atividades físicas.
  • Reservar tempo para o exercício.  Algumas crianças são tão ocupadas com a lição de casa, aulas de música e outras atividades planejadas que não têm tempo para outras atividades.
  • Não exagere.  Exercício e atividade física não devem doer. Se isso ocorrer, a criança deve retardar ou tentar uma atividade menos vigorosa. Tal como acontece com qualquer atividade, é importante não exagerar. Se o seu filho perder peso além de um nível médio, aceitável ou se o exercício começar a interferir na escola ou outras atividades, converse com seu médico.

 

Exercício, juntamente com uma dieta equilibrada fornece a base para uma vida saudável e ativa. Isto é ainda mais importante para as crianças que são obesas.

 

Uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer é incentivar hábitos saudáveis ​​em seus filhos cedo na vida. Não é tarde demais para começar. Pergunte ao médico do seu filho sobre as ferramentas para uma vida saudável hoje.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Incentive seu filho a ser fisicamente ativo (Copyright: © 2003 Academia Americana de Pediatria)

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.