PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Música e movimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Música e movimento

Música e movimento

30/12/2015
  5180   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

musica e movimento

No processo de desenvolvimento psicomotor da criança existe um componente muito importante que às vezes não paramos para observar. É algo tão intrínseco em nossas vidas que não nos damos conta de sua importância. Ela nasce conosco, junto à doce voz de nossas mães.

Nos embala. Nos faz dormir. Nos acalma. Nos faz sorrir e dançar. Alegra uma noite triste. Expressa sentimentos e emoções. Faz chorar. Ganha proporções enormes junto à um instrumento. Dá vida às atividades físicas. Acompanha corredores por quilômetros e quilômetros. É companheira. É clássica e romântica. Mas também é força e poder. Pode ser instrumental ou orquestrada, cantada ou gritada. Possui formas variadas: jazz, pop, rock, clássica, entre tantas. É companheira e amiga sempre. Sim, ela é a música!

E qual sua importância no desenvolvimento das crianças? Quanto maior o envolvimento da criança com a musica, maiores serão os seus benefícios. Existem pesquisas que comprovam que adultos que foram expostos ao contato da música durante sua infância alcançaram um maior desenvolvimento intelectual, motor, afetivo e cognitivo.  A música permite que a criança tenha uma maior e melhor interação com outras crianças. Proporciona segurança emocional e confiança. Na fase de alfabetização, a música enriquece o aprendizado, principalmente através de canções rimadas e repetitivas. O acompanhamento de gestos e coreografias desenvolvem sua expressão corporal e a forma rítmica. Dessa maneira áreas como o esquema e imagem corporal, lateralidade e equilibração são trabalhadas de maneira lúdica e divertida. A música também traz benefícios no processo do aprendizado da matemática e de outros idiomas, potencializando a capacidade de memória.

A linguagem musical é apontada como uma das áreas de conhecimento mais importantes na educação infantil, juntamente com a linguagem oral, escrita, das artes visuais e da matemática, dos movimentos e das ciências. Quando utilizada de forma lúdica para o aprendizado de regras sociais, torna-se extremamente importante no processo de desenvolvimento social. Auxiliam também no trabalho com as emoções, isto é, nas situações de dúvidas, escolhas, alegria, tristeza, perdas e decepções.

A música também é extremamente importante no processo do desenvolvimento da concentração e potencializa a aprendizagem da matemática. A expressão corporal é estimulada através da música, permitindo que a criança adapte seu movimento corporal aos diferentes ritmos, contribuindo assim com o controle rítmico corporal. Aliado a isso, as coreografias e gestos permitem que a coordenação motora global seja enriquecida e refinada.

A família e a escola têm papel relevante nesse processo de aprendizado. É recomendado que sejam dadas oportunidades variadas aos ouvidos e cérebros das crianças, apresentando-lhes músicas ricas, estimulantes e de boa qualidade.

  • Lembrem-se que a música proporciona às crianças:
  • Aumento da coordenação motora
  • Incentivo à comunicação
  • Incentivo ao trabalho em grupo
  • Desenvolvimento da sensibilidade e criatividade
  • Aumento da autoestima
  • Aprendizagem do alfabeto, ritmos, números, etc.
  • Aumento da comunicação

Assim sendo, nunca é tarde para começar. Para cantar e dançar é só começar!

maria helena

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade