PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cântico de Natal: uma história sobre o passado, o presente e o futuro
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cântico de Natal: uma história sobre o passado, o presente e o futuro

Cântico de Natal: uma história sobre o passado, o presente e o futuro

22/12/2023
  447   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em 1843, o escritor inglês Charles Dickens levou a ideia de “espírito natalino” a outro patamar com uma história curta que tem como protagonista um dos personagens natalinos mais icônicos (e detestáveis) já conhecidos: o Sr. Scrooge. Na noite de Natal, ele recebe a visita de três espíritos – do passado, do presente e do futuro. Mas essa não é uma história apenas sobre o Natal, mas sobre a importância das nossas escolhas e ações na construção da nossa trajetória.

Você conhece essa história (com spoilers)

O Cântico de Natal conta a história do maior inimigo do Natal de todos os tempos, o avarento Sr. Scrooge, que responde a todos os cumprimentos pela data com um “Tolices! Tudo isso são bobagens!” e só quer saber de seus negócios e do seu dinheiro. Até que recebe a visita de seu sócio – o que não seria nada demais se ele não tivesse morrido sete anos antes. O atormentado Marley anuncia então que Scrooge receberá a visita de três Espíritos: o dos Natais passados, do Natal presente e do Natal futuro. E assim acontece.

O espírito dos Natais passados leva Scrooge até a infância, passando pela juventude e por momentos-chave que mostram sua transformação até chegar ao Scrooge que conhecemos. O espirito do Natal presente mostra diferentes situações da realidade que o rodeia e que ele, por escolha própria, ignora ou não se importa, assim como o efeito do espírito natalino até mesmo sobre situações adversas. E, finalmente, o sombrio espírito no Natal futuro mostra o destino para o qual Scrooge se encaminha a partir das ações realizadas até aquele momento. E não é um destino agradável.

Uma história de Natal para o ano inteiro

 Já é possível verificar uma considerável mudança no Sr. Scrooge após a visita do espírito dos Natais passados, mas sua completa transformação se dá ao se despedir do espírito do Natal futuro, pois é quando consegue unir esses três tempos, avaliar suas ações e respectivas consequências e repensar seus valores – pois é disso que se trata o conto. Mais do que uma história de Natal, o Cântico de Natal é uma história que se passa no Natal, mas cujas reflexões e aprendizados valem para todos os momentos da vida.

Centro de Memória e Referência

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal vem, há dez anos, se preocupando em manter esses três tempos bem integrados. Em 2013, ou seja, apenas três anos após sua criação, teve início o projeto que hoje é o Centro de Memória e Referência, o espaço responsável por registrar e preservar a história e o conhecimento da Fundação conforme as coisas acontecem.

Os Natais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal

O espírito dos Natais passados da Fundação tem coisas a mostrar que são motivos de muito orgulho. Tem o Sabará Hospital Infantil, crescendo em importância e aperfeiçoando cada vez mais o atendimento às crianças com os serviços do Centro de Excelência, a ECMO, a Telemedicina e a Rede de Humanização – e tudo isso sem jamais perder de vista suas origens e sua essência.

Tem o Instituto PENSI multiplicando o conhecimento, formando pessoas, fazendo eventos muito relevantes e conduzindo pesquisas que já começam a fazer a diferença na sociedade, como é o caso daquela que resultou no Teste do Pezinho Ampliado, que se tornou política pública.

E tem a própria Fundação, com iniciativas que buscam incentivar, reconhecer e lutar para que a infância receba a merecida atenção, seja por meio do Prêmio de Comunicação, do Fórum de Políticas Públicas e de outras tantas ações que promove ou das quais toma parte. Entre elas, destacamos o acordo de cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde que deu origem ao PAPE (PENSI Ambulatórios Pediátricos), inaugurado em 2022.

A Fundação está plenamente conectada com seu presente e seu entorno, com as necessidades e os desafios atuais, e é isso que lhe mostra o espírito do Natal presente. E, em relação ao futuro, ela se programa para continuar crescendo em estrutura física, mas principalmente em ações que beneficiem a sociedade e que levem sua missão para os mais distantes locais do Brasil. Afinal, o futuro começa com uma infância saudável para uma sociedade melhor.

Luana Pereira

Luana Pereira

Documentalista do Centro de Memória e Referência da FJLES, com formação em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Conta com um histórico de empréstimo nas bibliotecas públicas de São Paulo com mais de 1,2 mil itens de ficção e não ficção e é autora de alguns livros, a maioria voltada para o público infantojuvenil.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.