PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Outubro: mês das crianças e dos dentistas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Outubro: mês das crianças e dos dentistas

Outubro: mês das crianças e dos dentistas

23/10/2013
  949   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Eis um relato de conquista e agradecimento a todos que se preocupam com a saúde bucal       

mês das crianças e dos dentistas

Outubro tem várias datas importantes, entre elas podemos citar o dia da ecologia, da natureza, dos animais, dia de Nossa Senhora Aparecida, dia dos médicos, dos dentistas e das crianças. Ops, dia dos dentistas + dia das crianças = odontopediatria. Tem tudo a ver esta data com o post deste mês.

Há 90 anos, em 1923, foi fundada nos Estados Unidos, na cidade de Detroit, uma sociedade acadêmica denominada Pedodontics Study Club (Clube de Estudos de Odontopediatria) para melhorar a capacidade e o conhecimento no campo da Odontologia Infantil. Os objetivos desse “Club” era facilitar o intercâmbio de informação entre os interessados em odontopediatria e aumentar a consciência do público sobre a necessidade de uma melhor odontologia infantil.

Noventa anos depois, estamos nós, aqui do Blog Saúde Infantil do Hospital Infantil Sabará, buscando os mesmos objetivos e tendo uma repercussão espetacular nesses novos tempos de mídias sociais.

Como lhes contei no post passado (Minhas crianças especiais), fui agraciado neste mês com a maior honraria da Odontologia brasileira, a medalha de honra ao mérito profissional “Dr. Luiz Cesar Pannain”. Pois bem, estive lá na Câmara Municipal de São Paulo para receber a homenagem. Estivemos eu e vários dentistas que se destacaram em outras áreas da Odontologia.

Ao me ver ao lado de famosos nomes da Odontologia nacional, fiquei envaidecido. Estava ali a nata da nossa Odontologia, professores e especialistas renomados. Para cada homenageado, era feita uma apresentação de seu currículo, mostrando suas atividades e para alguns professores o número de suas publicações científicas. Alguns com até centenas de artigos publicados. Uau, eu não tenho tantos artigos publicados, tenho alguns, tenho capítulos de livros, mas nada de centenas de publicações.

Porém, em meu currículo, coloquei ali, autor dos posts sobre Saúde Bucal, do blog Saúde Infantil. Ter artigos publicados é espetacular, dissemina cultura, conhecimento e ciência, mas a abrangência é basicamente acadêmica que, apesar de todos os méritos, não alcançam a massa de leitores que as mídias sociais hoje atingem.

Por meio de outros posts aqui publicados, posso chegar a todos os lugares do Brasil e do mundo, como tem acontecido num clicar do mouse. Por isso, neste mês das crianças e dos dentistas, não poderia me sentir mais orgulhoso e feliz de estar aqui conversando com vocês, compartilhando um pouco de meus conhecimentos na área e aprendendo a cada dia com a participação de todos que me ajudam e apoiam. Tenho tentado falar de coisas simples, mas superimportantes para a saúde bucal e geral de nossos pequenos.

Obrigado pelas centenas de curtidas (“likes”), compartilhamentos e comentários nos meus posts. Devo tudo isso a vocês e sou sincero em dizer que me sinto muito feliz pelo apoio.

Vamos então continuar, como nos objetivos do Pedodontics Study Club, buscar mais informações e melhorar a consciência das pessoas, pais e responsáveis sobre a importância de boquinhas saudáveis e sorrisos cativantes de nossas crianças.

Um abraço.

assinatura-reynaldo-nova

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • mara bardelli disse:

    Parabéns…Rey!

  • Marina B. Figueiredo disse:

    Parabéns, Dr. José Reynaldo Figueiredo!
    Pelo seu dia hj. Pela linda carreira que construiu e continua construindo. Pelas palavras. Pela medalha “Dr. Luiz Cesar Pannain”. Por sua atenção e carinho com as crianças. Vc merece cada um desses aplausos.
    Beijos da paciente de quem você mais escovou os dentes quando era pequenininha.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade