PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Pouco a pedir, muito a agradecer
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Pouco a pedir, muito a agradecer

Pouco a pedir, muito a agradecer

18/12/2013
  2918   
  3
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

E mais um ano termina cheio de conquistas e novas expectativas

Pouco a pedir, muito a agradecer

O fim do ano chegou. Como sempre, passou rápido demais, na incrível velocidade de 60 segundos por minuto. Isso mesmo! Como todo ano, as horas são as mesmas, os minutos e segundos são os mesmos, mas a impressão é que esse ano foi muito mais rápido. Alguns estudos dizem que é apenas a constatação de que nossa vida foi bastante atribulada e, por isso, nem vemos o ano “passar”. Lamentamos o tempo perdido, mas nos esquecemos de que o novo ano está aí na porta e cheio de oportunidades para aproveitarmos.

Isso aconteceu comigo de uma forma muito marcante. Depois de um início trôpego em que me vi alijado da AACD, instituição que aprendi a amar ao longo de 27 anos, por circunstâncias alheias a minha vontade tive que abandonar “minhas crianças especiais”. Mais tarde, eis que Deus em sua infinita misericórdia e bondade colocou em meu caminho o Instituto Sorrir para Vida, entidade que cuida da saúde bucal de pessoas com câncer e necessidades especiais. Novos desafios e novas crianças especiais apareceram em minha vida e isso significou que meu caminho não foi assim tão desviado, apenas tomou um rumo que tem sido bem cativante.

Nesse ano, também fui agraciado com a maior honraria da Odontologia brasileira, a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Profissional “Dr. Luiz César Pannain”. Obviamente, fiquei muito feliz pelo reconhecimento e pelas homenagens que recebi. Também tive a oportunidade de correr em agosto, junto com minha filha, a maratona (aquela com 42 km) de Quebec, no Canadá. Não me cabia de orgulho de estar ali com a Marina.

Agora, nesse início de dezembro, participei em Brasília do 11° Congresso da Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais. Esse é o congresso da especialidade odontológica que cuida das pessoas com necessidades especiais. Pude constatar que essa área está crescendo pelo país afora, adorei conhecer pessoas incríveis de Brasília, Manaus, Sergipe, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Norte, e até de outros países que dedicam suas atuações no cuidado de crianças e adultos especiais, melhorando a saúde bucal e geral deles, produzindo sorrisos felizes. É gratificante saber que colegas de outros locais comungam com nossos ideais de cidadania e de inclusão, e que a Odontologia ajuda a diminuir as desigualdades entre as pessoas.

É por essas e outras que não tenho do que me queixar deste ano, muito pelo contrário, tenho muito pouco a pedir e muito a agradecer. Os pedidos de praxe: saúde, paz e amor para nossas famílias e amigos. Mas tenho muito a agradecer por todas as bênçãos alcançadas, pelas novas amizades, pelas oportunidades recebidas.

Durante esses dias do congresso, havia num espaço anexo ao evento, uma feira de Natal. Junto conosco, estava um amigo que é ao mesmo tempo dentista e frei franciscano, o Frei Afonso, que faz um trabalho maravilhoso em Jaci, região de São José do Rio Preto, com crianças abandonadas e pacientes especiais. Ao visitar a feira, Frei Afonso comentou: “A se lamentar apenas o fato de que apenas 10% do espaço sejam dedicados ao aniversariante do dia 25.”.

Gostaria, portanto, de concluir este post com uma reflexão: o quanto podemos realmente contribuir para um mundo melhor e qual é o nosso papel na formação de nossos filhos no ano que se aproxima?

Sorrisos saudáveis, bonitos e felizes só tem sentido quando vêm do coração. Aproveite essa época para disseminar essa ideia.

Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz aos amigos e suas famílias do Blog Saúde Infantil.

assinatura-reynaldo-nova

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Paula Martins disse:

    Parabéns, linda mensagem!
    Muitos esquecem de valorizar a essência do Natal e durante os 365 dias do ano.Muita saúde e paz, à todas as crianças e familiares.

    Deus o guie , sempre!

  • Marina disse:

    Não me caibo de tanto orgulho de ser sua filha!
    Mas, permita-me discordar em relação ao tempo: quando a gente vive muitas novas experiências e marca o tempo com eventos, relatos escritos (os posts), fotos, etc, o tempo “dura” mais! Ele passa muito rápido quando fazemos sempre mais do mesmo, porque nessas horas, estamos ligados no “piloto automático”.
    E não acho que nosso 2013 tenha sido (esteja sendo) dirigido num carro automático! Muito pelo contrário! Aceleramos e pisamos no freio… e ficamos parados no trânsito muitas vezes! rs
    Parabéns por todas as suas conquistas desse mais um ano!
    Estarei sempre aplaudindo o seu sucesso e desejando o melhor para as suas crianças especiais! (O melhor dentista elas já encontraram!) rs

  • José Reynaldo disse:

    Obrigado Paula, obrigado Marina. Na verdade o que faz bem mesmo é ter saúde e ser feliz, tudo o mais vem como consequência de nossas atitudes. Deus tem me iluminado ao me ajudar cuidar dos meus pacientes, crianças, adultos, e dos especiais. Isso faz um bem danado na nossa vida. Feliz Natal.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.