PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Prevenção da sarna
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Prevenção da sarna

Prevenção da sarna

07/06/2011
  5406   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Escabiose ou sarna é doença parasitária, contagiosa, transmitida através de contato direto interpessoal ou roupas contaminadas. O parasita deposita ovos sob a pele que dão origem a novos parasitas em 7 a 10 dias.  A principal característica é a coceira intensa que piora durante a noite. Comum em crianças na face, região genital, mãos e pés.

No adulto se manifesta no abdome, próximo do umbigo, nádegas, e entre os dedos das mãos, mulheres apresentam lesões na região dos mamilos. O exame mostra lesões puntiformes vermelhas aos pares, recobertas por crostas hemáticas devido à intensa coçadura.

Para o tratamento aplicamos loções no corpo todo, mesmo em locais sem coceira ou que não apresentam lesões. Deve-se repetir após uma semana. Medicamentos para alívio da coceira devem ser utilizados para maior conforto. Podemos usar ainda tratamento via oral em dose única. E se necessário repetir após 1 semana. Casos resistentes indicam associação de tratamento oral e local.

Roupas de uso diário e roupas de cama devem ser trocadas, lavadas e passadas a ferro. Todas as pessoas da casa devem se tratar ao mesmo tempo, evitando a recontaminação. Evitar roupas ou toalhas emprestadas, aglomerações ou contato íntimo com pessoas de higiene duvidosa.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade