PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Quem quer dentes lindos e saudáveis, levanta a mão!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Quem quer dentes lindos e saudáveis, levanta a mão!

Quem quer dentes lindos e saudáveis, levanta a mão!

18/02/2015
  8261   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

dentista

Se eu perguntar: quem quer ser um milionário ou quem quer dinheiro, não vão faltar candidatos. Alguns podem ganhar o Oscar, outros podem aparecer em programas de auditório e ficar famosos e viver uma vida de artista, mas artista que se preze quer mesmo ter dentes bonitos e saudáveis. Imagine você, assistindo um filmão no cinema ou a novela das nove e aquela gata ou o bonitão, os artistas principais, dão um sorriso e aparece àquela cárie no incisivo central, não, não dá. A não ser que o filme se chame, por exemplo, “Os miseráveis”, não combina.

O que é preciso entender é que aquele sorriso de artista não foi conquistado ali no set de filmagens. Excetuando raras exceções, para se conseguir uma posição de destaque na sociedade é bom que seus dentes sejam bem cuidados e seu sorriso bonito. Claro que existem artistas que usam dentadura e outros que precisam até de aparelho, mas de maneira geral eles têm dentes que encantam multidões. Outro dia participei de um evento de lançamento de um creme dental com clareador, a garota propaganda era nada mais, nada menos, do que a modelo mais famosa do Brasil. Fiquei pertinho dela, ela é realmente maravilhosa, além de muito simpática e tem um sorriso espetacular. Aposto que desde pequena ela cuida dos dentes. E ela nunca chegaria aonde chegou com dentes cariados e desalinhados.

Com o final das férias as crianças retornam agora para a escola. Em muitas delas existem palestras para os pais sobre os cuidados com a saúde bucal, muitas escolas levam até dentistas que ensinam as crianças a higienizar a boca com escova e fio dental. Tudo muito bom, tudo muito bem, até a hora que o dentista não está mais lá e os pais deixam por conta dos professores os cuidados de higiene da criançada. Ledo engano.

Vamos fazer umas contas. Naquela lista de material escolar, muitas escolas requisitam escovas e creme dental para as crianças usarem após o recreio. É uma ótima atitude, mas às vezes complicada. Imagine uma classe pré-escolar, com dez crianças entre 6 e 7 anos, uma professora e outra assistente. Após o lanche, elas põem a criançada para escovar, imagine que desespero deve ser. Quantas crianças uma professora vai conseguir supervisionar? Imagine nos dias quentes as crianças jogando água uma na outra, ou nos dias frios as crianças nem chegando perto da pia para escovar. Definitivamente não é uma tarefa fácil, para ninguém. É uma ilusão acreditar que as crianças vão ter uma higienização de qualidade na escola.

É um erro acreditar que os professores vão dar conta de tudo e de todos. A situação piora ainda quando a turma está na adolescência e aí já acha que sabe de tudo, escovar os dentes está entre as últimas prioridades. Com pouquíssimas exceções, claro.

Percebo isso muito claramente no dia a dia do consultório, quantas crianças saem da escola em vem para consultas após as aulas, inúmeras. Quantas com os dentes limpos, raríssimas. Existe um agravante ainda, crianças pequenas muitas vezes chegam a casa, cansadas, assim como os pais e a higiene bucal antes de dormir vira um sonho, quando não um pesadelo.

Outra situação bem interessante é quando comento com os pais sobre as festinhas de aniversário dos amiguinhos da escola e eles veem com clareza a cena. A turma vai toda para a festa, muita diversão, bagunça pra cá e pra lá e o ápice da festa é o Parabéns. Uma algazarra, hora de comer o bolo e os brigadeiros e beijinhos. Bem já cantou o Parabéns, tá na hora de ir pra casa. A criançada pulou a tarde toda e quando chega em casa…desmaia de tanto cansaço. Quem dos pais acorda o príncipe ou a princesa para escovar os dentes? Pode contar nos dedos, não enche uma mão. E aí, aquelas bactérias que estavam quietinhas na boca não podem acreditar em tanta fartura de doces grudados nos dentes e fazem a festa.

Já aconteceu com você? Comigo já, mas vá lá, um dia passa, outro também, mas toda hora, não dá! Não há dente que aguente tanto descaso. Depois a criança come uma fatia de pão de forma quebra o dente e o coitado do pão é o culpado.

Por isso queridos pais, nessa volta as aulas, a responsabilidade de ensinar seus filhos é da escola, a de educar é vossa. Com os dentes é a mesma coisa. Então a pergunta que não quer se calar é aquela do título: Quem quer dentes lindos e saudáveis, levanta a mão!

 

assinatura-reynaldo-nova

 

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.