PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Refeições prontas para crianças podem conter excesso de sal e açúcar
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Refeições prontas para crianças podem conter excesso de sal e açúcar

Refeições prontas para crianças podem conter excesso de sal e açúcar

24/03/2015
  2786   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

batata frita

Com os altos níveis de obesidade infantil, é importante buscar uma dieta saudável para as crianças desde cedo. Neste mundo atribulado da atualidade, muitas vezes preferimos usar produtos pré embalados, como salgadinhos e bolachas, a usar bolos, sanduiches e sucos naturais feitos em casa para o lanche de nossos filhos.

Um novo estudo publicado em março na Pediatrics descobriu que uma quantidade significativa de refeições e alimentos prontos para crianças vendidos nos EUA são ricos em sódio ou açúcar. Os pesquisadores examinaram o conteúdo de sódio e açúcar de refeições, lanches, frutas, legumes, cereais secos, sucos e sobremesas de 1100 crianças.

Nas análises de 79 grãos misturados e frutas, 41 continham adição de açúcar e 35 destes alimentos continham mais de 35% de calorias vindas do açúcar adicionado. 72% das refeições das crianças eram ricas em sódio, que continham mais de 210 mg por refeição, muito acima do recomendado.

Em média, os lanches à base de frutas secas continham 60 gramas de açúcar e 66% de calorias de açúcares totais. Os açúcares adicionados mais comumente utilizados foram: Suco de frutas concentrado (56%); Açúcares de outras fontes (33%); Açúcar de cana (20%); Xarope (15%) e Malte (7%).

Os autores do estudo concluíram que muitos tipos de alimentos infantis têm alto índice de açúcar ou teor de sódio, o que é bastante preocupante. O conselho é que os pais leiam os rótulos nutricionais e escolham os produtos com baixa adição de açúcar e sódio.

Reduzir a ingestão de sódio e açúcar na fase inicial da vida pode ajudar a definir preferências de gosto e ajudar as crianças a fazerem escolhas alimentares saudáveis ​​na vida adulta. Além disso, os bons hábitos também previnem seu filho contra obesidade e hipertensão.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte Article; Pediatrics march 2015

Sodium and Sugar in Complementary Infant and Toddler Foods Sold in the United StatesAs

 

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias indi

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.