PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Sabará celebra terceiro aniversário
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Sabará celebra terceiro aniversário

Sabará celebra terceiro aniversário

01/09/2013
  348   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O hospital comemora mais um aniversário cheio de conquistas e de novidades

Aniversário Sabará

Hoje, o Hospital Infantil Sabará completa seu terceiro ano de atividade no novo endereço – Avenida Angélica, 1987. Para mim, parece que foi ontem!

Nestes três anos, fizemos imensas conquistas que eu gostaria de compartilhá-las com nossos leitores. Em 2010, o antigo hospital tinha completado quase 40 anos e estava antiquado e acanhado para a medicina que se pratica no século 21. Tinha 30 apartamentos e 12 leitos de UTI, o centro cirúrgico funcionava com 1 sala e atendia, basicamente, ao pronto-socorro, que já tinha um movimento de 90.000 atendimentos por ano.

O novo hospital é uma nova instituição e é muito mais que um hospital. Hoje, somos um complexo de saúde pertencente a uma Fundação sem fins lucrativos. Nesta nova organização, contamos com o Instituto Pensi (pesquisa e ensino em saúde infantil) que é responsável pelos cursos de atualizações e de educação continuada para médicos e para profissionais da saúde (serão onze neste ano), ministrados pelos melhores profissionais da área, muitos deles ligados ao nosso hospital.

O Pensi coordena no Sabará as pesquisas clínicas em várias áreas da pediatria em estudos multicêntricos (realizados em vários hospitais) internacionais, o que nos possibilita estar em contato com o que há de mais moderno sendo lançado para tratamento na pediatria. Nesta comemoração, estamos inaugurando uma unidade ambulatorial de pesquisa clínica para atuar nas áreas de metabolismo e de nutrição, doenças alérgicas e respiratórias, e infectologia e imunizações. Contamos com uma comissão de ética em pesquisa aprovada pelo CONEP, que avalia projetos de pesquisa em crianças e adolescentes de várias instituições além da nossa.

Realizamos projetos sociais de saúde infantil em parceria com várias organizações sociais focadas na infância e temos um voluntariado muito atuante dentro do Hospital Sabará, ajudando no olhar humanizado que fazemos questão de dar em nosso atendimento.

O Hospital Infantil Sabará, nosso lado mais conhecido também, mudou muito nestes três anos. Estamos numa época onde os grandes hospitais de São Paulo fecham as pediatrias, onde os alunos de medicina procuram especialidades mais charmosas e melhor remuneradas. Mesmo assim, insistimos que o melhor lugar para atender crianças e adolescentes é um hospital exclusivamente pediátrico.

Hoje, nestes três anos nas novas instalações, já atendemos 350.000 crianças no pronto atendimento. Tivemos 58.000 diárias de apartamentos e 20.000 diárias na UTI. No nosso centro cirúrgico, já realizamos cerca de 7.200 cirurgias ou 19.000 procedimentos cirúrgicos. Dentre elas, tivemos mais de 100 crianças operadas do coração em quase 500 operações, e cerca de 90 neurocirurgias por exemplo.

São muitas crianças com doenças complexas como o câncer, neuropatias crônicas, nefrológicas, só para citar algumas.  O pronto-socorro que fez fama no passado é hoje o grande hospital pediátrico de São Paulo e do Brasil e, graças a excelência de seu atendimento, de seu corpo médico, de enfermagem e de todos que aqui trabalham, acabamos de conquistar o selo de qualidade da Joint Comission International, o que nos coloca ao lado dos melhores hospitais pediátricos do mundo e o primeiro do Brasil.

Estes três primeiros anos com tantos sucessos e realizações são só o início de uma jornada de sucesso e de valorização dos pediatras e, por conseguinte às crianças, nossa razão de existir.

Termino agradecendo a todos que participaram destas conquistas e lembrando-se da visão de nossa Fundação: “Infância saudável para uma sociedade melhor”.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade