PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Simpósio de Erros Inatos da Imunidade e Imunizações: confira os destaques!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Simpósio de Erros Inatos da Imunidade e Imunizações: confira os destaques!

Simpósio de Erros Inatos da Imunidade e Imunizações: confira os destaques!

19/11/2019
  2650   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

No sábado (9/11), o Instituto PENSI realizou o Simpósio de Erros Inatos da Imunidade e Imunizações, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento, que recebeu mais de 118 participantes, contou com palestras de profissionais do Sabará Hospital Infantil, da USP, Unifesp, Hospital Pequeno Príncipe e CEDIPI.

Ao longo do Simpósio, foram apresentados conceitos e atualizações em imunodeficiências, diagnóstico genético, doenças autoinflamatórias, Síndrome de DiGeorge, Doença de Kawasaki, entre outros temas. Discussões sobre vacinação também foram destaques no Simpósio. Entre os principais aspectos abordados foram questões sobre vacinas no paciente imunossuprimido, reações adversas à BCG, calendário de vacinas, prevenção de infecções respiratórias por meio de vacinas e estratégias para melhorar a cobertura vacinal nos pacientes pediátricos.

“O evento trouxe discussões importantes sobre como melhorar o diagnóstico, tratamento e a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com problemas de imunidade. Além disso, apresentamos resultados preliminares do Projeto de Triagem Neonatal para diagnóstico precoce das imunodeficiências, fruto da parceria entre o Instituto PENSI e o Instituto de Ciências Biomédicas da USP, com apoio do Ministério da Saúde por meio da Lei PRONAS. Este projeto avalia o impacto da implantação do exame (TRECs e KRECs), junto com o teste do pezinho nas maternidades e conta com a participação de várias maternidades de diferentes estados do país”, destacou Dra. Fátima Rodrigues, diretora-executiva do Instituto PENSI.

Imunodeficiências foram destaque

“As imunodeficiências primárias são doenças congênitas que fazem com que as crianças tenham muitas infecções. Com o diagnóstico, elas podem receber o tratamento específico e isso não só salva a vida da criança, mas melhora a da família toda”, destacou a palestrante e pediatra, Dra. Carolina Cardoso de Mello Prando, do Hospital Pequeno Príncipe.

Dr. Antonio Condino Neto, pediatra e imunologista do Instituto de Ciências Biológicas da USP reforçou a importância da triagem neonatal para a pronta detecção dos casos. “Com o diagnóstico precoce das imunodeficiências conseguimos rapidamente estabelecer um plano de tratamento adequado para a criança, evitando sequelas e complicações. A triagem neonatal pode fazer esse diagnóstico logo ao nascimento da criança e, por isso, defendemos que seja implantada como uma política mais abrangente”, reforçou.

O Simpósio contou com o patrocínio da GSK, Sanofi, Mantecorp Farmasa e Cristália, além do apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Sociedade Brasileira de Imunizações e Visite São Paulo.

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.