PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Síndrome da morte Súbita Infantil
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Síndrome da morte Súbita Infantil

Síndrome da morte Súbita Infantil

24/02/2016
  740   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Grandes mudanças de segurança no ambiente de sono dos bebês têm contribuído para reduções dramáticas na taxa de Síndrome da Morte Súbita Infantil (SIDS) nos Estados Unidos desde 1992. Foi quando a Academia Americana de Pediatria iniciou a recomendação contra colocar os bebês para dormir de bruços e os esforços para reduzir os riscos de asfixia, como protetores de berço cama macia, travesseiros etc.

Mas, um novo estudo afirma que embora tornando o ambiente mais seguro, outros fatores foram e continuam sendo significativos para reduzir o número de mortes por SIDS em 38% entre 1992 e 1996.

Estes incluem a diminuição do tabagismo durante a gravidez, que caiu de 16% em 1987 para 1% em 2011. Os autores também citam um aumento da taxa de aleitamento materno, que tem efeitos protetores, junto com o aumento do acesso ao pré-natal e melhora no uso de medicamentos esteroides para doenças respiratórias em recém-nascidos. O estudo explora um platô relativo das taxas de SIDS nos últimos anos, possivelmente porque mais mortes anteriormente atribuídos a SIDS agora são categorizados por investigadores forenses como “causa desconhecida”, “asfixia ou estrangulamento acidental na cama.”

Os autores do estudo disseram que existe uma vulnerabilidade inerente de crianças a morrerem de SIDS e, por isso, a importância da pesquisa para entender e abordar as causas subjacentes. Ao mesmo tempo, eles disseram que os esforços devem continuar a assegurar um ambiente de sono seguro e minimizar práticas de sono que podem colocar a criança vulnerável em maior risco.

Fonte: Pediatrics, january 2016,

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade