PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O sono e o comportamento das crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O sono e o comportamento das crianças

O sono e o comportamento das crianças

31/12/2013
  1761   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Elas precisam ter uma vida regular com horários adequados para dormir tempo suficiente

sono da criança

O sono de criança é uma das preocupações mais frequentes dos pais. Há sempre dúvidas sobre a duração dele, do tipo da luz no quarto, a hora certa e como colocá-la para dormir.

Na revista Pediatrics de novembro, saiu um artigo interessante sobre o assunto. Uma pesquisa de corte (de acompanhamento de longo prazo) em grande escala de base populacional rastreou a hora de dormir e o comportamento de crianças nascidas no Reino Unido. Foi encontrado que algumas tinham horários para dormir irregulares e eram mais propensas a terem problemas comportamentais aos 7 anos.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 10.000 mil crianças no Reino Unido (Millennium Cohort Study), com base no período antes de dormir, com idades entre 3, 5 e 7 anos, bem como os relatórios de mães e de professoras sobre os problemas comportamentais delas.

Os autores do estudo encontraram um padrão claro de como as crianças progrediram através da infância. As que tinham um horário irregular para dormir tiveram resultados comportamentais piores. No entanto, as que possuíam hora de dormir mais regular, tiveram melhorias claras no comportamento. Dessa forma, não dormir em um horário adequado pode perturbar o ritmo circadiano e trazer danos, como a privação do sono.

Assim, foi concluído que os efeitos da hora de dormir são reversíveis. Os prestadores de cuidados de saúde poderão verificar se há interrupções do sono como parte de consultas de rotina.

Como se vê pelo trabalho científico, nossos avós tinham razão. A criança precisa ter uma vida regular com horários adequados para dormir tempo suficiente. A boa notícia do trabalho é que elas retrocedem quando passam de uma vida irregular para uma mais regular.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Changes in Bedtime Schedules and Behavioral Difficulties in 7 Year Old Children | Pediatrics

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.