PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Suplemento de ferro para recém-nascidos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Suplemento de ferro para recém-nascidos

Suplemento de ferro para recém-nascidos

14/02/2013
  1124   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Estudo aponta os benefícios da ingestão desse complemento para crianças que nasceram com baixo peso

suplemento de ferro

Hoje em dia, existe uma incidência muito grande de prematuros, e os pais destas crianças ficam sempre preocupados como será a vida futura delas. É evidente que isso dependerá de muitos fatores como o peso de nascimento, as intercorrências que ocorreram na maternidade, etc. Mas, esse estudo publicado na revista Pediatrics descobriu que, dando suplementos de ferro para bebês de baixo peso, o risco de problemas de comportamento na vida adulta é reduzido.

O estudo Effects of Iron Supplementation on LBW Infants on Cognition and Behavior at 3 Years, publicado na edição de janeiro deste ano, levou pesquisadores à Suécia que deram para 285 recém-nascidos de baixo peso, de 6 semanas a 6 meses de idade, um pequeno aporte de suplementos de ferro. Aos 3 anos e meio, essas crianças e outros 95 bebês que tinham um peso normal foram avaliados com relação à inteligência e o comportamento. Não houve diferenças significativas no QI entre os grupos nascidos com baixo peso e o de controle de peso normal.

No entanto, para os problemas comportamentais, houve um efeito significativo em relação aos suplementos de ferro. Dos recém-nascidos de baixo peso que não receberam suplementos de ferro, 12,7% mostraram sinais de problemas de comportamento em comparação aos 2,9% das crianças do grupo que recebeu. No grupo controle, 3,2% delas mostraram sinais de problemas de comportamento.

Os autores do estudo concluem que os resultados demonstraram benefícios em longo prazo para a saúde da suplementação de ferro nos bebês com peso baixo no nascimento. Se você tem um filho nesse caso, converse com seu pediatra sobre este assunto.

Por Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Effects of Iron Supplementation on LBW Infants on Cognition and Behavior at 3 Years | Pediatrics

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade