PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dispositivos móveis X Sono da criança
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dispositivos móveis X Sono da criança

Dispositivos móveis X Sono da criança

12/08/2015
  2875   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

 

telas-no-quarto-dos-filhos-pode-prejudicar-o-sono

Há muito tempo os pais se preocupam com a uso da televisão no quarto das crianças. Apesar da contraindicação de educadores, sociedades de pediatria e de estudiosos no assunto, em muitas casas é bastante comum. Atualmente as telas não estão restritas apenas aos televisores, mas também aos computadores, aos tablets e aos telefones celulares. Pesquisas já mostraram que as crianças que possuem TV em seus quartos têm menor duração do sono e pior qualidade de descanso.

Um novo estudo associa agora problemas de sono semelhantes em crianças que têm “telas”, tais como a do smartphone em seu quarto. O estudo pesquisou 2.048 crianças da quarta e sétima série em seu período de sono e analisou o sentimento de sonolência e a presença de televisores, smartphones e outras telas pequenas em seus quartos.

As crianças que dormiam perto de uma tela pequena e crianças com uma televisão no seu quarto tinham duração de sono menor durante a semana. As crianças que dormiam perto de uma tela pequena eram mais propensas a relatar sono insuficiente. TV ou DVD e visualização de vídeo ou jogos em computador também foram associados à menor duração do sono nos dias úteis e sonolência.

Os autores do estudo concluem os achados alertando contra o livre acesso das crianças à mídia com base em telas em seus quartos.

Em um mundo conectado como o atual é necessário que os pais se preocupem com este aspecto da educação e coloquem limites no tempo que seus filhos passam com esses equipamentos pensando em uma vida mais saudável, no sono restabelecedor e ainda no maior convívio com pessoas.

Autor: Dr. José Luiz Setubal

Fonte: “Sleep Duration, Restfulness, and Screens in the Sleep Environment,” published in the February 2015

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.