PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Vacine seu filho contra gripe
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Vacine seu filho contra gripe

Vacine seu filho contra gripe

03/05/2012
  2117   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Final de verão e início do outono é hora de pensar em tomar vacina contra a gripe. A epidemia de H1N1 acabou e as pessoas não estão mais tão preocupadas com o assunto. Veja as recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP) publicada no Pediatrics de outubro de 2011, no começo do outono no Hemisfério Norte.

A vacina contra a gripe 2011-2012 protege contra os mesmos três tipos de influenza da imunização do ano de 2010. Mas, pelo motivo da imunidade da pessoa cair em até 50 meses após a vacinação, é importante receber outra dose este ano. Esta é apenas a quarta vez, nos últimos 25 anos, que a composição trivalente sazonal tem-se mantido a mesma para o segundo ano.

A AAP recomenda a todas as crianças com 6 meses ou mais que recebam a vacina contra a gripe. Todos devem se esforçar para tomá-la, em especial: cuidadores de crianças com menos de 5 anos, pequenos que estão em condições de alto risco (por exemplo, asma, diabetes ou doenças neurológicas), pessoal da área da saúde e mulheres grávidas (considerando aquelas que amamentam durante a temporada de gripe). Esses grupos são mais vulneráveis a complicações relacionadas à influenza.

A maioria das crianças com histórico de alergia leve a ovo, ou seja, urticária, pode com segurança tomar a vacina, sem a necessidade de consultar um médico. No entanto, se o pequeno tiver alergia grave ao ovo (alterações cardiovasculares, respiratória ou gastrointestinal, sintomas do trato ou uso de adrenalina injetável), os pais devem consultar um alergista.

São dadas algumas recomendações para administração da vacina contra a gripe em crianças, de acordo com o histórico de imunização do pequeno e a idade para a primeira dose:

– Crianças menores de 6 meses não devem ser vacinadas;

– Os pequenos que tenham de 6 meses a 8 anos de idade devem tomar duas doses na primeira vez em que forem vacinados, com intervalo de um mês entre elas, e dose única nos anos seguintes.

– Crianças maiores de 9 anos de idade e adultos só precisam de uma dose por ano de vacina contra a gripe.

Leia também: Estudantes universitários e adolescentes precisam se vacinar contra a gripe?

Fonte: “Recommendations for Prevention and Control of Influenza in Children, 2011-2012”, Pediatrics October 2011

Atualizado em 7 de março de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.