PESQUISAR
Sábado começa a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza. Saiba quais são as principais recomendações para os pequenos
Final de verão e início do outono é hora de pensar em tomar vacina contra a gripe. A epidemia de H1N1 acabou há 2 anos e as pessoas não estão mais tão preocupadas com o assunto. Veja as recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP) publicada no Pediatrics de outubro de 2011, no começo do outono no Hemisfério Norte.
A vacina contra a gripe 2011-2012 protege contra os mesmos três tipos de influenza da imunização do ano de 2010. Mas, pelo motivo da imunidade da pessoa cair em até 50 meses após a vacinação, é importante receber outra dose este ano. Esta é apenas a quarta vez, nos últimos 25 anos que a composição trivalente sazonal tem-se mantido a mesma para o segundo ano.
A AAP recomenda a todas as crianças com 6 meses ou mais, recebam a vacina contra gripe. Todos devem se esforçar para tomá-la, em especial: cuidadores de crianças com menos de 5 anos, pequenos que estão em condições de alto risco (por exemplo, asma, diabetes ou doenças neurológicas), pessoal da área da saúde, mulheres grávidas (considerando aquelas que amamentam durante a temporada de gripe). Esses grupos são mais vulneráveis a complicações relacionadas à influenza.
A maioria das crianças com histórico de alergia leve a ovo, ou seja, urticária, pode com segurança tomar a vacina, sem a necessidade de se consultar um médico. No entanto, se o pequeno tiver alergia grave ao ovo (alterações cardiovasculares, respiratória ou gastrointestinal, sintomas do trato ou uso de adrenalina injetável), os pais devem consultar um alergista.
São dadas algumas recomendações para administração da vacina de gripe em as crianças, de acordo com o histórico de imunização do pequeno e a idade para a primeira dose:
– Crianças menores de 6 meses são muito jovens para serem vacinadas;
– Os pequenos que tenham de 6 meses a 8 anos de idade tomam uma dose da vacina influenza 2011-2012, se eles já tiverem recebido a primeira na última campanha de vacinação. Eles só poderão tomar duas doses, caso não tenham recebido qualquer imunização na última campanha. Lembrando que a segunda dose deve ser administrada pelo menos 4 semanas depois da primeira.
– Crianças maiores de 9 anos de idade só precisam de uma dose de vacina contra a gripe;
– Uma vacina injetável tem sido recomendada para pessoas de 18 a 64 anos de idade.
No Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe começa dia 5 e irá até 25 de maio.
Por José Luiz Setúbal
Fonte: “Recommendations for Prevention and Control of Influenza in Children, 2011-2012”, Pediatrics October 2011