PESQUISAR
Por mais que pareçam inofensivos e temporários, eles podem afetar o organismo das crianças
O vômito e a diarreia podem ser prejudiciais para as crianças, pois podem causar desidratação, devido à perda de muito líquido no organismo. Os pequenos podem ficar desidratados muito rápido, mas esse fator pode acontecer em qualquer idade.
O que causa vômitos e diarreia?
Vômitos e diarreia (evacuações líquidas) podem ser causados por vírus, bactérias e parasitas. Os alimentos que são difíceis de digerir como os doces e aqueles que são mal cozidos, também podem gerar esse impasse.
Como posso evitar a desidratação?
Se o seu filho teve várias crises de vômito ou diarreia, ele terá de repor os líquidos perdidos e os eletrólitos. Se a mãe ainda amamenta o filho, é recomendado que o leite materno continue a ser a alimentação do bebê, pois ele tem fluidos e eletrólitos necessários para evitar a desidratação.
Seu médico também pode querer que você dê ao bebê uma solução de reidratação oral (soro caseiro ou outro que pode ser adquirido no posto de saúde ou farmácia).
Procure dar as crianças alimentos cozidos, sem muita gordura ou açúcar, e prefira os obstipantes como maçã, batata, arroz, cenoura, etc.
Se o quadro persistir, procure um serviço de saúde para ver se há necessidade de medicar a criança para amenizar vômito ou a diarreia.
Por Dr. José Luiz Setúbal