PESQUISAR
Quando se fala em câncer infantil, as pessoas logo se assustam. Felizmente, a incidência não é grande, sendo no Brasil 16 casos por ano para cada grupo de 100.000 crianças e adolescentes até 18 anos. Mas o câncer continua a ser a maior causa de morte relacionada com a doença entre crianças e adolescentes nos EUA e provavelmente no Brasil.
O estudo publicado na revista Pediatrics de outubro de 2014 “Cancer Incidence Rates and Trends Among Children and Adolescents in the United States, 2001–2009” analisa dados de registros estaduais sobre diagnósticos da doença.
A evidência mostra que a taxa global de todos os cânceres manteve-se estável ao longo do tempo, mas houve um aumento entre crianças e adolescentes afro-americanos. Os pesquisadores observaram um aumento no câncer de tireoide, especialmente entre os adolescentes, e a taxa dos carcinomas renais também aumentou significativamente. O estudo fornece dados sobre as tendências anteriormente não declaradas na incidência da doença, o que pode ajudar a desenvolver novas medidas preventivas.
Vamos aguardar as publicações da epidemiologia no Brasil publicada pelo INCA, pois embora as estatísticas mundiais sejam mais ou menos semelhantes, podem ocorrer variações.
Saiba mais:
A preocupação com o câncer infantil
Tumor infantil: uma preocupação desde cedo
Fonte: “Cancer Incidence Rates and Trends Among Children and Adolescents in the United States, 2001–2009” Pediatrics oct 2014
Atualizado em 20 de junho de 2024