PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Comunicar é tudo no combate às “fake news”
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Comunicar é tudo no combate às “fake news”

Comunicar é tudo no combate às “fake news”

09/06/2023
  921   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Notícias falsas são um problema em todas as áreas, mas na Saúde é muito maior, pois pode colocar em risco a vida de várias pessoas, como vimos há pouco tempo na pandemia. Para combater essas notícias é preciso oferecer ao público informação de qualidade e com credibilidade, e que seja, sobretudo, embasada na ciência. Vale lembrar que a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) tem como uma de suas missões a difusão de conhecimento.

Para disseminar conhecimento em saúde ao público leigo é necessário adequar a linguagem técnica a uma linguagem que seja acessível à grande parte da população. Isso não é uma tarefa fácil. O texto passa por redatores, jornalistas, médicos ou profissionais de saúde antes de ser encaminhado à produtora para as gravações começarem.

A nossa Fundação conta não só com sua própria credibilidade de atuação na área social da saúde, mas como de suas iniciativas: o Sabará Hospital Infantil, referência em pediatria em São Paulo e no Brasil e um dos melhores hospitais pediátricos da América Latina e a credibilidade do Instituto Pensi, nosso multipremiado instituto de ensino e pesquisa, que conta com profissionais supergabaritados para dar assessoria e embasamento científico às nossas publicações.

Contamos com 16 canais de comunicação em redes sociais, sendo que quatro deles são portais com muitas informações e outros são redes como Instagram, Facebook e LinkedIn. Quero destacar aqui o nosso canal de YouTube, @SaudedaInfancia, que é reconhecido pelo YouTube Health International pela qualidade de informação que nós oferecemos em saúde da infância e adolescência.

No início de maio, iniciamos o nosso mais novo canal de redes sociais, no TikTok: o @squaddasaude. Com ele, pretendemos levar informação a um público mais jovem do que atingimos com o Instagram e o Facebook. Daremos maior atenção a temas como violência contra jovens, como bullying, assédios das mais diversas formas, hábitos saudáveis, saúde mental etc. Uma experiência nova para mim e para a nossa equipe, mas acreditamos que o desafio vale a pena.

No ano passado, atingimos em nossas redes sociais mais de 9 milhões de pessoas, com muitas horas de vídeos gravados e assistidos, com dezenas de milhares de cartilhas sobre autismo baixadas, enfim, uma grande quantidade de boas informações que estão fluindo pela sociedade.

Combater notícias falsas é uma obrigação de todos nós. Só assim construiremos uma sociedade mais cidadã!

 

Saiba mais:

https://www.tiktok.com/@squaddasaude

https://www.youtube.com/@SaudedaInfancia/featured

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/

https://autismoerealidade.org.br/

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/fake-news-na-saude/

https://institutopensi.org.br/nosso-canal-saude-da-infancia-esta-no-youtube-health-como-referencia-de-boa-informacao-medica-no-combate-as-fake-news/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.