PESQUISAR
Qual creme dental e a quantidade de pasta que deve ser utilizada em cada fase?
Você chega à prateleira da farmácia e se pergunta: E agora, qual é o melhor?
Essa missão é realmente impossível quando não se tem a informação e orientação correta.
Independentemente da marca, sabor ou cor da pasta de dente, podemos classificar basicamente os cremes dentais presentes no mercado em três grupos:
Sem flúor, com uma dose pequena de flúor (até 550ppm) e com flúor (acima de 1000 ppm de flúor).
O flúor é um elemento químico de alta reatividade e compatibilidade com o decido dental (esmalte). Ao agregar-se ao esmalte, ele é capaz de reduzir a desmineralização do mesmo, tornando o dente mais resistente a cáries. Em termos de saúde coletiva, o flúor é visto hoje como a forma mais efetiva de controle de cárie na população, adicionado também à água.
Quando ingerido em excesso de uma vez (por excesso, entenda quantidade de flúor equivalente a 1 tubo de pasta de dente com flúor para uma criança de 20kg), o flúor pode ser tóxico, gerando efeitos como náusea, dor abdominal e vômito.
Quando ingerido em poucas quantidades, o flúor não possui efeitos adversos sistêmicos. No entanto, quando essa ingestão é frequente, pode afetar a formação do esmalte dental, caracterizando um quadro de “fluorose”. A fluorose nada mais é do que uma mineralização incompleta, gerando manchas esbranquiçadas.
Por conta desses efeitos adversos, até pouco tempo atrás acreditava-se que a criança que não tivesse total controle para cuspir deveria usar creme dental sem flúor. Hoje se sabe que utilizando a quantidade adequada para cada faixa etária, com devida supervisão dos pais, o flúor traz muito mais benefícios do que prejuízos.
Dessa forma, indicamos desde o nascimento do primeiro dente o uso do creme dental COM flúor (1000-1500 ppm). Os cremes dentais com dose pequena de flúor (até 550 ppm) não são indicados pois as pesquisas mostram que nessa quantidade o flúor não tem eficácia na prevenção de cáries.
A partir do nascimento do primeiro dentinho do bebê, já introduzimos escova e pasta de dente. A quantidade para bebês até os três anos é o equivalente a um grão de arroz cru (bem pouquinho mesmo). Dos três aos sete anos, a quantidade é equivalente a um grão de arroz cozido, e a partir dos sete anos (até adultos) do tamanho de um grão de ervilha. Desta maneira você evita o desperdício e consegue uma eficácia maior na escovação.
Leia também: Dá para “pegar” cárie?
Dentistas responsáveis:
Dr Celso Sanseverino (CROSP 35631)
Dra Nelly Sanseverino (CROSP 35821)
Atualizado em 22 de novembro de 2024