PESQUISAR
Os pais são sempre muito curiosos sobre como o bebê enxerga e o que ele vê. Para entender isso melhor, vamos explicar como se desenvolve o sentido da visão, desde o nascimento até o primeiro ano de vida.
O que o bebê vê durante o primeiro ano de vida?
A visão dele se desenvolve muito rapidamente durante o primeiro ano de vida. Ao nascerem, os bebês não têm a visão normal de adulto, mas podem enxergar. Basicamente, distinguem a luz e a falta dela.
A luminosidade
Os recém-nascidos, nos primeiros meses de vida, podem ver grandes formas e rostos, assim como as cores brilhantes. Por essa razão, os brinquedos infantis utilizam cores básicas (amarelo, vermelho, verde e azul) e formas mais puras, como quadrado, triângulo e círculo.
De 3 a 4 meses, a maioria dos bebês pode se concentrar em uma variedade de pequenos objetos e pode perceber a diferença entre as cores (principalmente vermelho e verde).
De quatro meses em diante, os olhos de um bebê devem trabalhar juntos, pois é o período em que eles começam a desenvolver a percepção de profundidade (visão binocular). Até o sexto mês, é comum a criança ficar “vesguinha”. A partir daí, não é mais normal e, se isso continuar, comente com o pediatra ou leve a criança ao oftalmologista pediátrico.
Aos 12 meses, a visão de uma criança quase atinge níveis adultos normais, com um campo visual menor, e atinge o tamanho de um campo visual de adulto em torno dos 6 ou 7 anos.
Tenha em mente que a visão de cada criança se desenvolve no próprio ritmo, mas o padrão geral de desenvolvimento é o mesmo. A visão de um bebê se desenvolve rapidamente durante o primeiro ano de vida e o pediatra examinará e perguntará sobre os olhos e o olhar dele, além de solicitar uma avaliação oftalmológica, pelo menos, até os 3 anos de vida.
Leia também: Qual a cor dos olhos do recém-nascido?
Fonte: Your Child’s Eyes | American Academy of Pediatrics
Atualizado em 22 de maio de 2024