PESQUISAR
Em 1948, a OMS realizou a Primeira Assembleia Mundial da Saúde. Desde então, se decidiu celebrar 7 de abril de cada ano, a partir de 1950, como o Dia Mundial da Saúde, para celebrar a fundação da Organização Mundial da Saúde e para conscientizar a todos sobre os temas relacionados à saúde. Já o Dia Nacional da Saúde é comemorado no dia 5 de agosto, em homenagem à Oswaldo Cruz, médico sanitarista brasileiro, conhecido pelo combate às epidemias.
O tema da celebração deste ano são profissionais de enfermagem e todas as equipes de saúde, por sua heroica dedicação e sacrifício na luta global para impedir a disseminação da Covid-19. Portanto, é de fundamental importância nesta data, reconhecer, valorizar, respeitar e celebrar o trabalho de médicos, intensivistas, paramédicos, farmacêuticos, técnicos e todos os demais profissionais de saúde na linha de frente da assistência à saúde dos pacientes da Covid-19.
Quando me pediram para escrever sobre este tema e vi que as homenagens deste ano eram os profissionais de enfermagem, além dos outros profissionais de saúde, e não pude não me lembrar do magnífico e lindo desenho do grafiteiro e ativista inglês Bansky, que mostra uma criança brincando com uma boneca enfermeira como uma super heroína e com os super-heróis de sempre colocados de lado.
Parabéns a todos os profissionais de saúde por sua dedicação ao próximo, não importando quão dura é a realidade, quão alto é o risco, quão pouco pode ser o reconhecimento, mas vocês sabem quanto vale o sabor de gratidão, do amor retribuído, do dever cumprido. Se não valer nada, enche a alma. MUITO OBRIGADO!