PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Estamos em luto
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Estamos em luto

Estamos em luto

17/04/2023
  1303   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A comunidade do Sabará Hospital Infantil se encontra em luto pelo falecimento do professor Dr. Benjamin Kopelman, ocorrido no dia 13 de abril. Ele foi um dos fundadores do hospital há 61 anos, juntamente com mais oito colegas pediatras.

Não fui propriamente amigo de Benjamin Kopelman. Antes de comprar o então Pronto-socorro e Hospital Sabará em 2004, havia assistido a algumas aulas dele em Congressos e, depois da compra do hospital, nos encontramos algumas vezes.

Quando me candidatei a membro da Academia Brasileira de Pediatria, onde ele já era membro, liguei pedindo seu voto. Porém, ele gentilmente (como era seu hábito), me informou que era Membro Emérito naquela altura (estava aposentado) e não votava, mas que ligaria para alguns colegas.

Dr. Benjamim foi um pediatra neonatologista brilhante, professor adorado, admirado e inspirador nos cursos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde foi professor por longos anos. Escreveu muitos livros sobre esse assunto, um dos quais eu tive a honra de ser convidado para fazer o prefácio.

Além da vida acadêmica, teve uma vida atuante na sociedade de pediatria, sendo um dos fundadores da regional de São Paulo. Também teve grande atuação na Sociedade Brasileira de Pediatria e foi membro da Academia Brasileira de Pediatria.

Certamente, todos que o conheceram, sejam alunos, amigos, colegas de trabalho, professores mencionarão o ser humano que ele foi e sua delicadeza e doçura no tratar com as pessoas. Talvez, para mim que o conheci tão pouco, tenha sido o mais marcante dos nossos encontros.

Dr. Benjamin partiu, mas pode ir para o seu descanso eterno tranquilo de seu legado deixado para a pediatria brasileira e por que não dizer para as crianças brasileiras?

Descanse em paz meu amigo, você merece.

Saiba mais:

https://spdm.org.br/galeria-de-videos/memoria-spdm/prof-dr-benjamin-israel-kopelman/

https://www.sbp.com.br/capa-teste/institucional/academia-brasileira-de-pediatria/patronos-e-titulares/benjamin-israel-kopelman/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.