PESQUISAR
Chegamos ao final de 2021 com Saúde e Esperança.
A Saúde vem em várias formas, e só tenho que agradecer, pois eu, minha família, amigos e nossos funcionários de maneira geral passamos estes dois anos de pandemia com um bom resultado pelo aspecto biológico desta questão. Claro que abalados emocionalmente de alguma forma e muito tocados pelos aspectos sociais que infelizmente atingiram nosso país pelos desmandos e incompetências de boa parte de nossos líderes políticos.
Nossa Fundação termina o ano também com boa Saúde do ponto vista econômico, se recuperando do ano ruim de 2020 e colhendo os frutos das sementes plantadas nos seus 10 de existência.
Este foi um ano de grande importância para nós, com muitos reconhecimentos, prêmios, certificações e realizações em todas nossas iniciativas: Sabará Hospital Infantil, Instituto Pensi e Autismo e Realidade, que no seu conjunto formam a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES).
Cito algumas poucas destas realizações da FJLES, para não me alongar neste texto, mas entre nossas publicações deste ano destaco o livro comemorativo de nossos 10 anos, o “Raízes e Asas”, que foi distribuído para mais de três mil pessoas entre cuidadores, colaboradores, parceiros e amigos. Também realizamos dezenas de eventos educativos com milhares de pessoas assistindo, mas aqui o destaque fica para o nosso 3º Fórum de Políticas Públicas, onde apresentamos três pesquisas sobre o tema de “Prevenção Contra Violência Infantil”, o que nos ajudará no nosso papel de defesa neste tema junto às autoridades responsáveis constitucionalmente pelas crianças e adolescentes brasileiros. Para finalizar os destaques das realizações, anunciamos a contratação da construção de um novo prédio hospitalar para a ampliação dos serviços do Sabará Hospital Infantil, que desde 2018 vem com uma ocupação acima de nossa capacidade, comprovando nossa qualidade de atendimento.
O próximo ano que vem aí já chega cheio de desafios. Novas cepas, um ministro e um presidente que apresentam resistência em vacinar crianças de 5 a 11 anos, quando 31 países já o fazem e com milhões de crianças vacinadas com uma vacina que já comprovou sua eficiência. Uma gripe com um subtipo de influenza, o H2N3, e para nós do Hemisfério Sul, fora de época. Um ano que mostra um país combalido socialmente com milhares de crianças passando fome, pois suas famílias estão abaixo da linha de pobreza, seus pais não conseguem empregos enquanto nossos políticos estão mais preocupados nas emendas secretas e em como irão financiar suas campanhas para reeleição.
Apesar deste cenário sóbrio, tenho Esperança que em 2022 conseguiremos superar a covid-19 com uma vacinação em massa, inclusive das crianças acima de 5 anos e da população dos países mais pobres da África e da Ásia com a ajuda da solidariedade internacional. Tenho também Esperança que saberemos escolher melhor nossos deputados, senadores, governadores e presidente para que possamos realmente construir um país mais solidário, menos desigual e sobretudo mais justo.
Termino agradecendo aos nossos cuidadores, nossos colaboradores, nossos conselheiros e amigos que nos ajudaram nestes anos por toda a dedicação, ajuda e empenho que tiveram para com o Sabará Hospital Infantil, Instituto Pensi, Autismo e Realidade e a FJLES durante este ano. Muito obrigado!
A todos vocês e suas famílias, Boas Festas e um 2022 com muita Paz, muita Saúde, e sobretudo muita Luz para iluminar nosso país imerso em trevas.