PESQUISAR
Na nossa campanha constante contra o tabagismo ou a presença de cigarros na rotina das crianças, hoje trazemos um artigo publicado na revista Pediatrics, onde esse comportamento também foi analisado em crianças brasileiras.
No estudo “Alcance Internacional de Marketing de Tabaco entre crianças pequenas”, os pesquisadores trabalharam com mais de 2.400 crianças entre 5 e 6 anos de idade no Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia. Foi pedido para que elas reconhecessem o logo de algumas marcas por meio das fotos referentes aos produtos.
No total, foram 8 logos de cigarros incluídos na pesquisa, onde 68% das crianças identificaram pelo menos um deles. Descobriu-se que, em todos os seis países de renda baixa e média, e que tem alguém na família que fuma, elas foram capazes de identificar pelo menos um logotipo da marca de cigarro de maneira significativamente mais alta quando o fumante não estava presente.
Estudos anteriores demonstraram que os jovens com alta exposição e níveis de consciência para o marketing de cigarro são mais propensos a fumar. Os autores deste estudo sugerem que regulamentos mais fortes precisam ser instituídos e melhor aplicados nesses países onde as empresas de tabaco têm feito grandes esforços para incentivar a absorção de seus produtos. Algumas ações sugeridas são:
• Remover logos da embalagem do produto;
• Mudar a quantidade, a localização e os tipos de varejistas de cigarro;
• Estabelecer distâncias mínimas entre os varejistas e os locais frequentados por crianças.
Os autores também sugerem a alteração na forma em que a televisão dissemina o ato de fumar, como também os pais, que são os encarregados da educação e do controle de acesso a esse “conteúdo para adultos” na programação. O problema do fumo e as consequências desse ato na saúde são muito importantes para serem negligenciados.
Leia também: O cinema como indutor do tabagismo
Fonte: International Reach of Tobacco Marketing Among Young Children | Pediatrics
Atualizado em 23 de maio de 2024
mensagem enviada
+