PESQUISAR
Apesar das campanhas restringindo o uso de tabaco em ambientes fechados, mais de 3,6 milhões de jovens americanos fumam, e 80% continuarão a fumar ao atingirem a idade adulta. No Brasil não há dados atualizados e, apesar da diminuição do tabagismo, o número continua muito grande.
A intervenção e educação precoce são importantes na redução das taxas de tabagismo entre os jovens. E é por isso que os pediatras tem um papel relevante para aconselhar os pacientes e seus pais sobre o assunto.
Um artigo na revista Pediatrics de abril de 2015 reafirma que perguntas sobre o uso do tabaco para o paciente e os pais devem ser parte das consultas. Além de perguntar sobre o uso do tabaco, o pediatra deve tratar a dependência oferecendo estratégias para parar de fumar que incluem materiais, referências ou ainda programas e medicamentos.
Os autores observam que é necessária uma investigação mais profunda para encontrar as abordagens de prevenção e tratamento mais eficazes, especialmente quando levamos em consideração o tempo limitado e prioridades de cada pediatra.
Um dos problemas encontrados é que muitas crianças não são acompanhadas regularmente por pediatras ou profissionais de saúde e sabemos da grande influência destes profissionais nas famílias e como isso pode ser relevante nestes casos.
Leia também: O perigo dos cigarros eletrônicos
Fonte: Pediatrics, April 2015: Article – “State-of-the-Art Office-Based Interventions to Eliminate Youth Tobacco Use: The Past Decade”
Atualizado em 2 de agosto de 2024