PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Puberdade precoce: quando a puberdade começa cedo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Puberdade precoce: quando a puberdade começa cedo

Puberdade precoce: quando a puberdade começa cedo

25/03/2016
  3891   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O que é a puberdade precoce?

A puberdade é definida como a presença de características sexuais secundárias: desenvolvimento de mamas em meninas, pelos pubianos e testicular e alargamento de pênis em meninos. A puberdade precoce é geralmente definida como início da puberdade antes dos 8 anos em meninas e antes dos 9 anos nos meninos. Há uma variação de acordo com a etnia. Em média, os afrodescendentes e hispânicos podem começar a puberdade um pouco mais cedo do que brancos.

Quais são os sinais de puberdade precoce?

Meninas: desenvolvimento mamário progressivo, aceleração do crescimento e início da menstruação (geralmente 2-3 anos após o aparecimento do broto mamário)

Meninos: aumento peniano e testicular, aumento da musculatura e pelos do corpo, aceleração do crescimento e engrossamento da voz.

O que provoca a puberdade precoce?

Na maioria das vezes, quando a puberdade ocorre é apenas uma aceleração do processo normal. Em outras palavras, como se o alarme tocasse muito cedo porque o relógio está correndo rápido. Ocasionalmente, a puberdade precoce ocorre por uma anormalidade na glândula hipófise ou a parte do cérebro que controla a pituitária (hipotálamo). Essa forma é chamada de puberdade precoce central (PPC) ou verdadeira.

Raramente a puberdade precoce ocorre devido às glândulas que fazem os hormônios sexuais começarem a trabalhar por conta própria mais cedo do que o normal – os ovários nas meninas e os testículos nos meninos. Isso é chamado de puberdade precoce periférica (PPP) ou pseudo-puberdade precoce.

Em ambos, meninos e meninas, as glândulas suprarrenais (pequenas glândulas em cima dos rins) podem começar a produzir hormônios masculinos fracos chamados andrógenos adrenais em uma idade precoce, fazendo com que os pelos púbicos e/ou axilares e odor corporal apareçam antes dos 8 anos, mas esta situação, chamada de adrenarca precoce, geralmente não requer nenhum tratamento.

Por fim, a exposição ao estrogênio ou cremes, medicação prescrita ou qualquer suplemento contendo androgênio, pode levar à puberdade precoce.

Como ela é diagnosticada?

Quando for ao médico por preocupações sobre este assunto, além de rever o gráfico de crescimento e examinar o seu filho, alguns outros exames podem ser realizados, incluindo exames de sangue para verificar os hormônios hipofisários, que controlam a puberdade, bem como os níveis de hormônios sexuais e, por vezes, outros hormônios.

Um raio-X da mão e punho esquerdo, conhecido como idade óssea, pode ser feito para ter uma melhor ideia do estágio, a rapidez com que está progredindo e como ela pode afetar a altura do seu filho até a idade adulta. Se os exames de sangue mostram que seu filho tem PPC, uma ressonância magnética do cérebro pode ser feita para se certificar de que não há nenhuma anormalidade subjacente na área da glândula pituitária.

Leia também: A puberdade mais cedo pode afetar as jovens emocionalmente

Fonte:  Copyright © 2014 Academia Americana de Pediatria e Sociedade de Endocrinologia Pediátrica (Copyright © 2015 American Academy of Pediatrics)

Arq. bras. endocrinol. metab;46(1):85-90, fev. 2002. tab. Diagnóstico laboratorial da puberdade precoce Damiani, Durval

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 5 de setembro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.