PESQUISAR
O sono de criança é uma das preocupações mais frequentes dos pais. Há sempre dúvidas sobre a duração dele, o tipo da luz no quarto, hora de dormir e como colocá-la na cama.
Na revista Pediatrics de novembro, saiu um artigo interessante sobre o assunto. Uma pesquisa de corte (de acompanhamento de longo prazo) em grande escala de base populacional rastreou a hora de dormir e o comportamento de crianças nascidas no Reino Unido. Foi encontrado que algumas tinham horários para dormir irregulares e eram mais propensas a terem problemas comportamentais aos 7 anos.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 10.000 crianças no Reino Unido (Millennium Cohort Study), com base no período antes de dormir, com idades entre 3, 5 e 7 anos, bem como os relatórios de mães e de professoras sobre os problemas comportamentais delas.
Os autores do estudo encontraram um padrão claro de como as crianças progrediram através da infância. As que tinham um horário irregular para dormir tiveram resultados comportamentais piores. No entanto, as que possuíam hora de dormir mais regular, tiveram melhorias claras no comportamento. Dessa forma, não dormir em um horário adequado pode perturbar o ritmo circadiano e trazer danos, como a privação do sono.
Assim, foi concluído que os efeitos desta rotina irregular são reversíveis. Os prestadores de cuidados de saúde poderão verificar se há interrupções do sono como parte de consultas de rotina.
Como se vê pelo trabalho científico, nossos avós tinham razão. A criança precisa ter uma vida regular com horários adequados para dormir tempo suficiente. A boa notícia do trabalho é que elas melhoram quando passam de uma vida irregular para uma mais regular.
Fonte: Changes in Bedtime Schedules and Behavioral Difficulties in 7 Year Old Children | Pediatrics
Atualizado em 27 de maio de 2024