PESQUISAR
Todos que têm contato com adolescentes, em especial os pais, preocupam-se com a possibilidade de uma intoxicação aguda, causada pelo uso de drogas lícitas ou não. Em um curioso estudo realizado na Finlândia foram determinados alguns fatores de risco.
Nessa pesquisa, avaliaram-se os grupos socioeconômicos, o comportamento dos adolescentes e sua saúde antes e depois de uma hospitalização por intoxicação grave. Um grupo de finlandeses com idades entre 14 e 18 anos, foi analisado.
Foram identificadas 443 pessoas (0,8%), que tiveram pelo menos uma intoxicação aguda que os levaram à internação hospitalar. A idade média de quem foi para o hospital foi de 22,7 anos.
Os maiores fatores de risco para internação por intoxicação nos meninos foram:
1- Sintomas de estresse;
2- Baixo rendimento escolar;
3- Não vivem com os pais na adolescência.
Entre as meninas, os fatores de risco mais fortes foram:
1- Sintomas de estresse;
2- Baixo rendimento escolar;
3- Embriaguez frequente.
A conclusão para os jovens da Finlândia é de que um baixo desempenho escolar, a saúde e o tipo de comportamento adotado na adolescência estão associados ao risco de hospitalização por intoxicações na idade adulta.
Fumar diariamente e beber frequentemente também foram fortemente associados à hospitalização por intoxicações.
Leia também: Prevenção do abuso de drogas começa com os pais
Fonte: ACTA PAEDIATRICA – Adolescent risk factors for poisonings – a prospective cohort study Kivistö, J.E.; Rimpelä, A.; Mattila, Kivistö, JE; Rimpelä, A.; Mattila, VM
(Vol. 100 Nro. 12 Página: 1596-602 Dados da Publicação: 2011/01/12)
Atualizado em 22 de fevereiro de 2024