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01/02/2021
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Academia Americana de Pediatria atualiza as orientações sobre segurança escolar em meio à pandemia

Assim como no Brasil, a discussão sobre as aulas presenciais tem ocorrido em várias partes do mundo. A Academia Americana de Pediatria (AAP) atualizou em janeiro suas orientações sobre a segurança escolar com base nas pesquisas mais recentes, para o retorno seguro às aulas após os feriados de final de ano. Vale a pena dar uma lida, está disponível, em inglês, neste link: https://www.aappublications.org/news/2021/01/05/covid-school-safety-010521

Novas informações sobre as taxas de transmissão ajudam a informar os especialistas sobre as melhores práticas para instrução presencial e virtual.

No documento atualizado, o AAP descreve uma série de protocolos de segurança que as comunidades precisam abordar para permitir que as aulas presenciais sejam retomadas. Essas medidas incluem o controle da disseminação do Covid-19 na comunidade, a implementação de camadas de proteção para funcionários e alunos nas escolas e a coordenação estreita com especialistas em saúde locais e estaduais. Com essas medidas em vigor, a AAP reafirmou sua recomendação de que o objetivo deve ser a presença física dos alunos na escola.

“Novas informações nos dizem que a abertura de escolas não aumenta significativamente a transmissão do vírus pela comunidade, no entanto, é fundamental que as escolas sigam de perto as orientações fornecidas pelas autoridades de saúde pública”, diz Dr. Lee Beers, presidente da AAP.

As crianças precisam absolutamente retornar à aprendizagem na escola para seu desenvolvimento saudável e bem-estar e, portanto, a segurança nas escolas e na comunidade deve ser prioridade. Sabemos que há crianças realmente sofrendo sem o apoio de experiências presenciais em sala de aula ou de tecnologia adequada em casa. Precisamos de governos nos níveis municipal, estadual e federal para priorizar o financiamento das acomodações de segurança necessárias – como melhorar os sistemas de ventilação e fornecer equipamentos de proteção individual para professores e funcionários.

As crianças mais novas parecem ter menos probabilidade de transmitir o vírus em uma sala de aula ou em um ambiente de creche, e geralmente apresentam um quadro mais leve ou moderado da doença. Isso sugere que a instrução presencial para as séries primárias e elementares é apropriada, com acomodações de segurança adequadas, que são detalhadas na orientação fornecida pela AAP e pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos EUA.

Embora as novas vacinas ofereçam esperança de um retorno ao “novo normal”, as escolas devem continuar a adotar uma abordagem em várias camadas para proteger os alunos e funcionários. Muitos já estão tomando precauções e é importante não baixar a guarda para proteger a nós mesmos e aos outros.

AAP também aconselha:
• Usar a ciência e os dados para orientar as decisões sobre a pandemia e os planos escolares contra a Covid-19;
• Abordagens de mitigação em toda a comunidade para que as escolas sejam abertas e permaneçam abertas. Os recursos de teste Covid-19 adequados e oportunos devem estar acessíveis;
• A transmissão escolar reflete, mas não impulsiona a transmissão da comunidade;
• Máscaras de tecido nas escolas são fortemente recomendados para adultos e todos os alunos com mais de 2 anos;
• As políticas escolares contra Covid-19 devem ser práticas, viáveis e apropriadas para o estágio de desenvolvimento de crianças e adolescentes e abordar a segurança do professor e da equipe;
• Devem ser feitas considerações e adaptações especiais para levar em conta a diversidade da juventude, especialmente para aqueles que são clinicamente frágeis ou complexos, têm desafios de desenvolvimento ou têm deficiências;
• As escolas devem colaborar com a saúde pública estadual e local para garantir que os professores e funcionários tenham acesso à vacina Covid-19, conforme recomendado pelo Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (ACIP) e pelo CDC;
• Os pediatras devem trabalhar com as famílias, escolas e saúde pública para promover o recebimento da vacina contra Covid-19 assim que ela for disponibilizada para crianças e adolescentes;
• As políticas escolares também devem procurar criar ambientes de trabalho seguros para educadores e funcionários. Este enfoque na saúde geral e no bem-estar inclui atender às necessidades de saúde mental e comportamental de alunos e funcionários;
• A AAP enfatiza que o financiamento federal, estadual e municipal deve ser fornecido para todas as escolas para que possam fornecer todas as medidas de segurança exigidas para alunos e funcionários.

Nenhuma ação ou plano isolado eliminará o risco de propagação do vírus em uma escola, mas vimos como máscaras faciais, distanciamento físico e outras medidas quando combinadas podem diminuir significativamente os riscos.
Trabalhando juntos, podemos superar esta pandemia. Nossos filhos estão contando conosco.

O Sabará Hospital Infantil juntamente com outras organizações tem um projeto de assessoria e aconselhamento para instituições de ensino, o “Sabará nas Escolas”, em que ajudamos as escolas a se preparem para uma volta às aulas segura e tranquila.

Saiba mais sobre o assunto:
https://services.aap.org/en/pages/2019-novel-coronavirus-covid-19-infections/clinical-guidance/covid-19-planning-considerations-return-to-in-person-education-in-schools/
https://institutopensi.org.br/volta-as-aulas-como-orientar-as-escolas/
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/coronavirus-lidando-com-o-fechamento-das-escolas/
https://www.saudebusiness.com/mercado/telemedicina-como-aliada-na-volta-s-aulas-presenciais

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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